Um roteiro para um mundo melhor

Contribuímos com 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS)

ODS

Iniciação > Conheça > Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Se juntos trabalharmos para alcançar uma série de objetivos relacionados aos desafios ambientais, políticos e econômicos que enfrentaremos na próxima década, em 2030 o mundo será um lugar melhor, mais inclusivo, mais igualitário, mais respeitoso com o meio ambiente e mais justo. Essa é a proposta apresentada na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro em 2012 e na qual foram estabelecidos 17 objetivos concretos e 169 metas universais identificados nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Seguindo esse roteiro, tanto os governos, com suas políticas, como as empresas e os cidadãos, podem contribuir para solucionar alguns dos problemas que nosso planeta e nossa sociedade enfrentam.

Em 2030 viveremos em um mundo melhor

CONTRIBUÍMOS COM 11 DOS 17 ODS

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1: Erradicar a pobreza em todas as formas e em todos os lugares
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2:  Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3: Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4:  Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5:  Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8: Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10:  Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11: Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17: Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Nosso compromisso fundamental é melhorar a vida das pessoas e todas as nossas atividades visam alcançar esse objetivo. Na Fundación MAPFRE, estamos alinhados com os ODS e nossos programas impactam 11 deles. Mostramos a você como nosso compromisso, para melhorar a vida das pessoas, está alinhado aos ODS em nossas diferentes áreas de ação:

• ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Por meio de nossos programas, nos alinhamos com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar das pessoas e reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis em um terço por meio da prevenção e tratamento. Realizamos campanhas de prevenção para reforçar a saúde e apoiar pesquisas com nossas bolsas e subsídios.
  • ODS 4 – Educação de Qualidade. Estamos presentes em escolas e famílias com campanhas informativas sobre hábitos saudáveis.
  • ODS 5 – Igualdade de Gênero. Promovemos o empoderamento de meninas e mulheres em todos os níveis.
  • ODS 4 – Educação de Qualidade. Nosso compromisso de divulgação está presente em todas as atividades que programamos. Aproximamos a arte da sociedade, por meio de exposições dos principais pintores e fotógrafos contemporâneos. Organizamos cursos e oficinas para aprofundar os temas propostos nas exposições.
  • ODS 4 – Educação de Qualidade. Aproximamos o conhecimento da educação financeira e de seguros da sociedade.
  • ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico. Promovemos iniciativas que facilitam o acesso ao emprego destinadas a pessoas com deficiência ou em risco de exclusão.
  • ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura. Apoiamos projetos inovadores no campo da cultura de seguros.
  • ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Nos alinhamos com o objetivo de, em 2020, conseguir reduzir pela metade o número de mortes e ferimentos causados por acidentes de trânsito no mundo.
  • ODS 4 – Educação de Qualidade. Integramos a educação viária nos programas escolares para garantir que a segurança viária esteja presente no comportamento da sociedade como um todo.
  • ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura. Impulsionamos investimentos em infraestrutura viária para tornar os deslocamentos de pessoas mais seguros.
  • ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Fomentamos o uso do transporte público e ajudamos a tornar as cidades sustentáveis e seguras.
  • ODS 1 – Acabar com a pobreza no mundo. Com nossos programas, apoiamos milhares de pessoas a sair do círculo da miséria.
  • ODS 2 – Fome Zero. Oferecemos nutrição para evitar doenças e promover um desenvolvimento equilibrado.
  • ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Acreditamos que todo indivíduo precisa ter saúde para sobreviver e ser capaz de crescer adequadamente, criando programas para isso.
  • ODS 4 – Educação de Qualidade. Consideramos que a educação é essencial para ter acesso a melhores condições de vida. Apoiamos pessoas que não têm acesso à educação para ajudá-las a quebrar o ciclo da pobreza.
  • ODS 5 – Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres. Muitas mulheres vivem em ambientes de violência, sem conhecer seus direitos ou poder exercê-los. Nossos programas as ajudam a transformar seus ambientes e a superar situações de submissão.
  • ODS 8 – Emprego Decente e Crescimento Econômico. Fomentamos o trabalho decente e facilitamos o acesso ao mundo do trabalho para pessoas em situação de exclusão social.
  • ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura. Promovemos a inovação e o empreendedorismo, ajudando a reduzir o gap digital, garantindo acesso igual à informação e ao conhecimento.
  • ODS 10 – Reduzir a desigualdade em nosso país. Apoiamos o desenvolvimento econômico de todas as comunidades em que atuamos.
  • ODS 15 – Apoiamos projetos ambientais para proteger nossa biodiversidade.

Para alcançar nossos objetivos, trabalhamos em cooperação com organizações públicas e privadas, multiplicando assim o efeito de nossas iniciativas. Em todas as nossas áreas, nos alinhamos com o ODS 17 – Alianças para alcançar os objetivos.

Estamos comprometidos com as pessoas e com o seu bem-estar – e dedicamos todos os nossos esforços para tornar o mundo um lugar melhor até 2030. Todos juntos podemos conseguir.