Você sabia que a previdência não é uma coisa nova?
Desde as civilizações antigas, a humanidade vem buscando as melhores condições de qualidade de vida e segurança.

Origem e evolução

O nascimento, e posterior desenvolvimento, da Previdência Social é resultado de um processo que começa quando grupos reduzidos de trabalhadores se unem para se protegerem mutuamente frente a determinadas circunstâncias (por exemplo, acidentes ou falecimentos), até chegar à proteção de toda a população. O objetivo é obter uma proteção contra os riscos mais comuns, tais como a doença, o acidente, a maternidade, a velhice e a morte.

O que é a Previdência Social?

É o conjunto de meios e ações direcionadas a atender as necessidades dos integrantes de uma sociedade.

Primeiros sistemas de proteção

Ao ocorrer a primeira Revolução Industrial, o trabalhador ficou consciente do seu desamparo frente às longas jornadas de trabalho e os reduzidos salários.

Seguro Social

Os sistemas iniciais de proteção foram incapazes de dar uma solução integral aos riscos que se apresentavam e, por isso, surgiu a figura da Seguridade Social, sistema público, criado e dirigido pelo Estado, que protege o indivíduo frente aos riscos sociais.

Modelo atual

No Brasil, o modelo de seguridade social se baseia em três pilares: assistência social, previdência social e saúde pública.

Seguro Social

É o sistema público de previdência que protege o indivíduo frente aos riscos sociais.

Previdência Social Pública ou Seguro Social

A Previdência Social Pública ou Seguro Social é o sistema público de previdência que protege o indivíduo frente aos riscos sociais. Por risco social entende-se todo aquele acontecimento futuro e incerto, independente da vontade da pessoa, que o impede de obter receitas ou que provoca uma importante diminuição na sua qualidade ou nível de vida.

Previdência Complementar Privada

Previdência Complementar Individual

As mudanças que estão ocorrendo, como aumento da expectativa de vida e reformas na Previdência Social Pública, incentivam as pessoas a buscarem alternativas para complementar os benefícios públicos e garantir a manutenção dos níveis de renda necessários para manter o bem-estar e padrão de vida. Estes são os principais produtos associados à previdência complementar:

Os planos de previdência são contratos por meio dos quais a poupança de uma pessoa é direcionada para sua aposentadoria
Os planos de previdência são contratos através dos quais o participante faz contribuições periódicas para formar uma reserva, por meio da qual adquirirá uma renda futura de aposentadoria.
Os seguros de vida resgatáveis são produtos de acumulação, cujo capital garantido é o resultado da rentabilidade gerada pelo pagamento periódico de determinadas quantias. O segurado pode tanto aguardar o vencimento do prazo estipulado no contrato, recebendo o benefício, quanto receber o valor que foi gerado até aquele momento, exercendo assim o direito de resgate.
Os Sistemas de Previdência Complementar no âmbito empresarial buscam alinhar os objetivos individuais com os da própria organização, para que os trabalhadores estejam mais comprometidos, satisfeitos e motivados.
Há dois instrumentos principais: os Planos de Previdência Empresarial e os Seguros Coletivos.