Educação financeira e Securitária

Tudo sobre seguros e cultura financeira

Tudo sobre  seguros e cultura financeira

Educação financeira e Securitária

Iniciação > Educação e Divulgação > Educação financeira e Securitária

O seguro é um instrumento para a cobertura de riscos

O seguro é um meio para a cobertura dos riscos. Através dele, os riscos são transferidos a uma seguradora que cuida de reparar ou indenizar todo ou parte do prejuízo produzido pelo surgimento de determinadas situações acidentais.

Previdência

É o sistema público de previdência que protege o indivíduo frente aos riscos sociais.

A Previdência Social Pública ou Seguro Social é o sistema público de previdência que protege o indivíduo frente aos riscos sociais. Por risco social entende-se todo aquele acontecimento futuro e incerto, independente da vontade da pessoa, que o impede de obter receitas ou que provoca uma importante diminuição na sua qualidade ou nível de vida.

Os planos de previdência são contratos por meio dos quais a poupança de uma pessoa é direcionada para sua aposentadoria

Os planos de previdência são contratos através dos quais o participante faz contribuições periódicas para formar uma reserva, por meio da qual adquirirá uma renda futura de aposentadoria.

Está pensando no futuro e decidiu poupar todos os meses uma parte das suas rendas

Tire proveito das suas economias

Você está pensando no futuro e decide economizar todo mês uma parte dos seus ganhos. Pouco a pouco você vê sua reserva aumentar e sente a tranquilidade de saber que está coberto frente a um imprevisto. Mas acredita que essa reserva vai ser suficiente para assegurar o seu nível de vida quando você se aposentar?

É importante que faça bem os cálculos e esteja consciente da situação. É difícil que, com o que você economiza por mês, consiga chegar no nível necessário para viver como gostaria ao se aposentar, mas pode ficar tranquilo: há outras ferramentas que podem lhe ajudar. Contamos como fazer um bom plano para o seu futuro.

Recursos didáticos

Tipos de Seguros
Os seguros dividem-se em três modalidades: pessoais, de danos ou patrimoniais e de prestação de serviços. Detalhamos as principais características de cada um deles.
Planos de Previdência
Os planos de pensões são contratos através dos quais são canalizadas as poupanças relacionadas com a pensão. Contamos como funcionam, as modalidades…
O curso Iniciação ao Seguro de Automóvel da Fundação MAPFRE oferece uma visão dos seguros de automóvel assim como as principais coberturas.
Informamos sobre o seguro automóvel e outros veículos, explicando as suas modalidades e coberturas mais importantes.

Saiba mais sobre educação financeira e seguros

Campanhas

Promovemos o conhecimento da cultura financeira e de seguros

Guías