Educação financeira e Securitária

Previdência Complementar Privada

A Previdência Complementar corresponde ao terceiro nível de proteção

Previdência Complementar corresponde ao terceiro nível de proteção. Tem caráter facultativo e é constituído pelas entidades privadas de Previdência e pelos Fundos de Pensões. A sua cobertura é voluntária e a contratação é livre. Esta modalidade consiste basicamente de benefícios sociais e econômicos.

Podem ser de caráter individual ou empresarial.

Fatores determinantes

A previdência complementar permite incrementar, a longo prazo e de forma progressiva, a economia privada, especialmente aquela destinada para a aposentadoria.

Isto possibilitou o surgimento de muitos produtos oferecidos por entidades especializadas de previdência complementar.

O desenvolvimento de serviços destinados à previdência se deve a diversos fatores, tais como:

Fatores de caráter demográfico

envelhecimento da população e a diminuição da taxa de natalidade têm feito com que haja cada vez menos pessoas contribuindo com os sistemas públicos de previdência social, mas cada vez mais pessoas recebendo benefícios por um período maior de tempo. Este envelhecimento da população mundial vem sendo observado há décadas: o número de pessoas com mais de 60 anos em todo o mundo dobrou desde 1980 e deve chegar a 2 bilhões em 2050.

Esta é uma situação muito positiva, visto que os idosos contribuem de forma importante para a sociedade. No entanto, essas vantagens são acompanhadas por desafios especiais de saúde e, por isso, é importante fornecer serviços adequados às novas necessidades.

Fatores de caráter social

Nos últimos anos ocorreram mudanças importantes nos comportamentos sociais que favoreceram o surgimento de benefícios especiais. Além disso, as necessidades atuais da sociedade têm possibilitado o surgimento de coberturas, como, por exemplo, as assistenciais ou de invalidez, que são atendidas por outros tipos de benefícios que não os públicos.

No plano laboral, a maior participação das mulheres tem demandado novas medidas de proteção social nos sistemas em que não existem benefícios públicos que protejam determinadas contingências (por exemplo, maternidade e benefícios de risco durante a gravidez). O mesmo ocorre com o crescimento no número de desempregados.

Fatores de caráter econômico

financiamento do sistema de previdência pública é baseado nas contribuições dos trabalhadores; com esse dinheiro são pagas as aposentadorias dos aposentados e os outros benefícios. O problema é que a entrada no mercado de trabalho está ocorrendo cada vez mais tarde e, além disso, nos últimos anos houve um aumento acentuado das aposentadorias precoces em todo o mundo.

Por isso, os economistas apostam em um sistema de previdência complementar e outros produtos similares que visam garantir o bem-estar da sociedade e do participam pessoas físicas e jurídicas.