Seguro e Previdência social

Difundimos a cultura do seguro

Seguro e Previdência social - Difundimos a cultura do seguro

Iniciação > Conheça > Quem Somos > Seguro e Previdencia Social

O seguro é uma ferramenta básica para a atual estrutura social, motivo pelo qual nosso objetivo é promover e disseminar seu conhecimento, além de realizar pesquisas sobre temas relacionados com o seguro e previdência social. Estamos convencidos de que o seguro proporciona proteção e tranquilidade à sociedade e, por isso, a importância de divulgar e transmitir sua função social e também seu papel destacado na economia.

Dedicamos nossos esforços e recursos para realizar essa tarefa de divulgação e, assim, devolver à sociedade parte dos benefícios obtidos através da atividade de seguros.

Um projeto global

Nossas ações alcançaram um grande desenvolvimento internacional, estando atualmente presentes em mais de 11 países, em parceria com várias instituições: universidades, associações profissionais e empresariais, administrações públicas e entidades do terceiro setor. Nossas atividades são amplamente reconhecidas, principalmente na Espanha e na América Latina.

Compromisso com o conhecimento do seguro

Anualmente concedemos diversos auxílios à pesquisa, com o intuito de oferecer apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em nosso campo de atuação. Publicamos relatórios periódicos e monografias sobre diferentes áreas do seguro e previdência social.

Nosso compromisso com o conhecimento também se concretiza em um Centro de Documentação especializado, que disponibiliza ao público um catálogo web com mais de 145.000 referências bibliográficas, e o aplicativo “Biblioteca FM“, funcional e intuitivo, que pode ser baixado gratuitamente por meio do App Store ou do Google Play.

Dicionário MAPFRE de Seguros contabiliza, em sua edição on-line, quase 90.000 consultas anuais. A versão brasileira também está disponível desde 2017.

Formação sobre seguros desde a infância

Desde 1989 realizamos treinamentos específicos em seguros e gestão de riscos, nos diferentes níveis de ensino: graduação, pós-graduação, profissionais e sociedade em geral. Atualmente, concentramos nossos esforços de formação na sociedade em geral, sobretudo no âmbito escolar.

De acordo com o relatório da Fundación MAPFRE “La percepción social del seguro” (A percepção social do seguro), mais de 56% dos cidadãos estão de acordo sobre a importância de incorporar a formação em seguros nas escolas.

Difundimos la cultura aseguradora

Para a formação de professores do ensino fundamental e médio, e também para estudantes universitários, desenvolvemos cursos gratuitos através da plataforma UNED (Universidade Nacional de Educação à Distância) da Espanha.

Também para os professores, oferecemos gratuitamente o PLAYPENSION, um jogo de tabuleiro voltado para seus alunos, permitindo que eles conheçam o benefício de economizar e de administrar os recursos financeiros ao longo de suas vidas.

Nas universidades, escolas de negócios e instituições relacionadas com o setor de seguros, oferecemos o jogo de simulação de estratégia empresarial bugaMAP, com o qual anualmente atingimos mais de mil participantes de diferentes países. Em 2015, essa formação especializada recebeu a insignia de ouro da Universidade de León.

Em parceria com outras universidades e instituições também organizamos seminários técnicos e seminários web (webinars), com os quais alcançamos a cifra de mais de 2.000 participantes.

Através da nossa parceria com a Fundación Carolina, anualmente concedemos bolsas para os estudantes de pós-graduação realizarem estudos de especialização em seguros na Espanha.

Promovemos a cultura do seguro

Organizamos oficinas para estudantes, nas quais se ensina o que é e para que serve o seguro. Essa atividade é desenvolvida principalmente na Espanha e no México. Também temos um espaço no Museu Interativo de Economia do México.

O projeto Seguros y Pensiones para Todos (Seguros e Pensões para Todos) transmite à sociedade conhecimentos sobre seguros em uma linguagem simples, clara e direta. Através desse espaço, oferecemos cursos básicos gratuitos sobre os aspectos mais gerais do seguro, de uma forma agradável e acessível. Seguros y Pensiones para Todos recebe mais de 600.000 visitas anuais.

Publicamos guias informativos gratuitos, que fornecem informação aos cidadãos sobre diferentes aspectos do risco, da previsão e do seguro: Guía para la protección de la pequeña empresa (Guia para a proteção da pequena empresa); Guía para proteger tu negocio (Guia para proteger seu negócio); Guía para la protección de tu familia (Guia para a proteção de sua família); Guía para tu jubilación (Guia para sua aposentadoria); Guía para la protección de restaurantes, bares y cafeterías (Guia para a proteção de restaurantes, bares e cafeterias); Guía para la protección de tu comunidad (Guia para a proteção de seu condomínio) e o Guía para el trabajador autónomo (Guia para o trabalhador autônomo).

Contamos com uma plataforma de Gamificação aplicada à disseminação da cultura financeira e de seguros nas escolas, como forma de oferecer aos professores uma ferramenta on-line que lhes permita trabalhar as temáticas de risco, seguro e previsão como um componente do jogo.

Para esse trabalho de divulgação também contamos com o Museo del Seguro (Museu do Seguro), uma exposição permanente e também virtual, que percorre a história do seguro, desde a sua origem até os dias atuais, e oferece visitas guiadas para grupos previamente agendados.