Nove projetos chegam à grande final

Inovação social, hoje mais importante do que nunca

Quando lançamos a terceira edição dos nossos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social, não podíamos imaginar que uma pandemia irromperia em nossas vidas, colocando todos os países do mundo em crise. Apesar das dificuldades em continuar com esta premiação, a situação nos fez reafirmar nosso compromisso com a inovação social para enfrentar os novos desafios que estão se apresentando em nossa sociedade.

As três semifinais já foram realizadas. Com um formato diferente, totalmente on-line, nossos júris especializados, compostos por profissionais do mundo dos negócios, economia colaborativa e empreendedorismo social, tiveram a difícil tarefa de escolher os três melhores projetos em cada região geográfica.

Vocês podem conhecer os integrantes do júri acessando as regiões geográficas:

• A semifinal para a região do Brasil foi realizada no dia 23 de junho.
  • A semifinal para região da América Latina (excluindo o Brasil) ocorreu em 25 de junho.
  • A semifinal para a Europa foi celebrada em 30 de junho.

Os três júris, compostos por executivos e representantes do ecossistema inovador e de investidores sociais, avaliaram em cada um dos projetos seu potencial inovador e de impacto social, sua escalabilidade e viabilidade, bem como a capacidade e a experiência da equipe, emitindo uma decisão dos nomes dos 9 finalistas que, a partir de agora, são os protagonistas da Grande Final que será realizada no próximo outubro.

Os participantes de cada categoria terão que convencer os membros do júri de que seu projeto é o melhor. Apresentamos a vocês:

BRASIL

INSTITUTO LAURA FRESSATTO

Categoria: Melhoria da saúde e tecnologia digital (e-Health).

Essa plataforma de inteligência artificial é um exemplo claro de como a tecnologia pode salvar vidas. Por meio da emissão de sinais precoces de pacientes em risco de deterioração clínica, que são enviados aos profissionais de saúde, a mortalidade hospitalar e o tempo de internação podem diminuir.

ELECTROWAVE

Categoria: Inovação em seguros.

É uma plataforma de baixo custo que combina tecnologia e fácil instalação, pois não requer meios técnicos sofisticados. Monitora a qualidade da energia elétrica fornecida e suas possíveis anomalias, ajudando a reduzir o risco de danos derivados de causas elétricas.

GUIADERODAS

Categoria: Mobilidade sustentável e segurança viária.

Por que não contribuir, de todos os lugares do mundo, para alimentar este guia colaborativo de acessibilidade? Graças a esta plataforma, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida podem conhecer com antecedência e verificar a acessibilidade de diferentes locais em qualquer país.

LATAM

HOPE (PERÚ)

Categoria: Melhora da Saúde e tecnologia digital (e-health).

Com este kit automatizado simples e barato, a existência do vírus do papiloma humano pode ser detectada de maneira rápida e confiável. A detecção precoce desse vírus, que causa câncer de colo de útero, pode salvar a vida de muitas mulheres.

SAVING THE PLANET YOU HAVE INNOVATIVE HEALTH INSURANCE (PERÚ)

Categoria: Inovação em Seguros.

O objetivo deste projeto é erradicar a tuberculose. Este programa fornece às pessoas vulneráveis afetadas por esta doença acesso ao seguro de saúde. Os recursos são captados por meio de atividades de reciclagem de resíduos sólidos dedicadas exclusivamente à cobertura do serviço de saúde.

CLIPP - MAAS (ECUADOR)

Categoria: Mobilidade Sustentável e Segurança Viária.

A mobilidade segura e sustentável nas cidades é hoje um grande desafio. Essa plataforma multimodal permite que as pessoas usem qualquer uma das opções de transporte disponíveis na cidade, paguem eletronicamente e comprem um plano de mobilidade personalizável, melhorando a qualidade de vida e a experiência da viagem.

EUROPA

I4LIFE (ESPAÑA)

Categoria: Melhora da Saúde e tecnologia digital (e-health).

O desafio da i4life é usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos idosos. A bengala eficiente Pauto facilita a mobilidade dos pacientes com parkinson e alzheimer. Se eles sofrem um episódio de congelamento da marcha (freezing), o dispositivo emite estímulos visuais e hápticos que lhes permitem retomar a caminhada.

PENSIUM (ESPAÑA)

Categoria: Inovação em Seguros (Insurtech).

Com este programa, as famílias podem pagar pela residência ou assistência domiciliar para seus parentes idosos que não podem mais morar sozinhos. O Pensium é uma nova solução que permite assumir essas despesas antecipando os aluguéis futuros de sua casa, sem ter que hipotecá-la ou vendê-la.

EGARA (ESPAÑA)

Categoria: Mobilidade Sustentável e Segurança Viária.

A bengala Egara ajuda as pessoas cegas ou deficientes visuais a evitar colisões. É um sistema de assistência inteligente que pode ser adaptado a qualquer bengala tradicional para detectar obstáculos aéreos que não seriam localizados usando o sistema de rastreamento usual.