A água é uma fonte de saúde

Você bebe água o suficiente?

Você bebe água suficiente? Você bebe água suficiente?

As vantagens de estar bem hidratado são muitas. Beber a quantidade certa de líquido diariamente sacia a sede, melhora os níveis de hidratação, regula o funcionamento adequado das células, promove o transporte de nutrientes, melhora a lubrificação das articulações e ajuda a manter a temperatura corporal.

Os especialistas nos dizem que precisamos beber no mínimo dois a dois litros e meio por dia. Mas esse valor às vezes deve ser maior dependendo de diferentes fatores, como idade, sexo, exigência física, condições ambientais e doenças pré-existentes. Nem todos os organismos têm as mesmas necessidades. Alguns grupos são mais vulneráveis à desidratação, no caso de idosos por falhas no mecanismo de detecção e identificação da sede, e em crianças, porque esse mecanismo é imaturo.

Mesmo assim, muitas pessoas bebem menos água do que o indicado, mesmo com os problemas de saúde que isso gera. Portanto, é necessário monitorar se esses grupos recebem ingestão diária suficiente de líquidos.

É melhor beber antes que o corpo nos diga que falta hidratação, antes de sentir sede. Portanto, é recomendável incluir o maior número possível de bebidas para que, no final do dia, cheguemos a ingerir a quantidade de líquido necessária ao nosso corpo. Pessoas saudáveis, além da água, podem consumir chás, sucos, laticínios, caldos, etc. No caso dos atletas, a hidratação adequada é essencial antes, durante e após a prática esportiva.

O melhor é que a maior quantidade de líquido ingerido ao longo do dia seja água e o resto sucos, chás, águas gaseificadas, etc. A água mineral é opção melhor do que a gaseificada.

Hidrate-se, cuide-se. Na Fundación MAPFRE, cuidamos da sua saúde.