Promovendo o bem-estar mental

Existe uma série de atitudes e hábitos cotidianos que podem ajudar a promover benefícios para a saúde mental

Existe uma série de atitudes e hábitos cotidianos que podem ajudar a promover benefícios para a saúde mental

Iniciação > Educação e Divulgação > Saúde Mental > Promovendo o bem-estar mental

Quando o assunto é criar hábitos mais saudáveis não é algo orientado apenas para cuidar do corpo e evitar doenças físicas, mas também para cuidar da mente e colaborar para que todos possam ter uma vida mais leve, equilibrada e acostumada com autocuidado e autoconhecimento.

Converse mais

Busque se permitir ter mais conversas, tire um tempinho para bater aquele papo cabeça com alguém que você confia e queira bem. Falar sobre seus sentimentos e pensamentos de forma aberta pode ajudar a tornar as preocupações cotidianas mais leves.

Faça mais o que gosta

Volte ou comece a fazer as atividades que gosta com mais frequência. Tente retomar projetos ou objetivos prazerosos. Aqui vale tudo: ler, fazer alguma atividade de lazer,jogar, caminhar, ir a museus, cozinhar, encontrar amigos, ver filmes e séries, etc…. A única condição é fazer aquilo que você realmente gosta.

Coloque limites

Como muitas questões que afetam a saúde mental podem ter relação com acontecimentos ao redor, é normal que você sinta a necessidade de impor alguns limites, por exemplo, respeite as horas de trabalho e lazer, evite atividades que não te façam bem ou que você sinta algum tipo de pressão. Respeite seus sentimentos e vontades.

Pratique atividade física

Se exercite de forma regular, se possível todos os dias, mesmo que seja uma simples e rápida caminhada ou a troca de elevadores pelas escadas.

Mantenha conexões

Continue em contato com amigos e familiares. Escolha as pessoas que você mais gosta e confia e mantenha proximidade, criando uma rede de apoio, ajuda mútua.

Cuide da alimentação

Opte por alimentos naturais e nutritivos que dão energia e auxiliam o corpo a manter o equilíbrio necessário. Lembre de beber bastante água. É importante também evitar bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas.

Invista no seu sono

Aos poucos, procure colocar em prática uma rotina com hora certa para dormir e acordar. O ideal é manter o ambiente tranquilo e sem interferência de luz ou TV para ter um sono mais relaxante e regenerador.

Peça ajuda

Se você se sente mal, busque a ajuda de alguém que você confia e/ou de um profissional. Conversar faz bem e ter o suporte necessário faz toda a diferença.

 

Essas dicas para hábitos cotidianos são indicadas para todas as pessoas, são práticas que promovem o bem-estar geral e principalmente ajudam a manter a saúde mental mais leve. Compartilhe com quem você ama e lembre-se de que detalhes como estes podem ajudar a transformar realidades.

Doenças cardiovasculares e a importância da mudança de hábitos

Assim como todos os outros assuntos relacionados à saúde e bem-estar das pessoas, quando a questão é sobre saúde mental, o caminho ideal é buscar ajuda, seja com amigos e familiares ou, quando necessário, com profissionais, que podem auxiliar com conhecimento científico para identificar problemas e facilitar o acesso a tratamentos.

Hábitos saudáveis e prática regular de atividades físicas

A pandemia da covid-19 também resultou em um grande número de pessoas que desenvolveram sintomas de estresse, ansiedade e depressão. E mesmo neste cenário tão inesperado e difícil existem formas de lidar com a situação e encontrar mais bem-estar no dia a dia.

Viver com Saúde

Quando um amigo ou familiar está com algum problema relacionado à saúde mental, é comum as pessoas ao redor terem dúvidas sobre como ajudar. Mas existem diversas formas de auxiliar quem precisa, e algumas são mais simples do que imaginamos. Por isso, elencamos alguns pontos principais para que as pessoas comecem da forma correta e com segurança.

Viver com Saúde

Falar de saúde mental e buscar ajuda é algo muito importante . É uma questão de saúde, individual e coletiva, e que só vai avançar para promover o bem-estar de todos se mais pessoas falarem abertamente sobre o tema e deixarem estigmas e preconceitos de lado para focar em informações confiáveis e que possam ajudar quem precisa e quem tem dúvidas.