Educação financeira e Securitária

Primeiros sistemas de proteção

Durante a primeira Revolução Industrial, o trabalhador percebeu seu desamparo diante das longas jornadas de trabalho e dos baixos salários. A associação profissional e a greve eram consideradas crimes e os empregadores não estavam obrigados a pagar as despesas causadas por doença ou acidentes de trabalho. Nesse contexto, surgiram os primeiros sistemas de proteção, tais como a poupança privada, o mutualismo, o seguro privado e a assistência pública.

A poupança privada

É uma provisão de caráter individual que consiste em reservar uma parte das receitas ordinárias. Com o passar do tempo, esta medida previdenciária passou a ser promovida pelos próprios Estados. No entanto, este sistema é difícil de manter em tempos de crise, quando os salários dos trabalhadores às vezes não conseguem atender às necessidades básicas da família.

O mutualismo

É outro sistema de previdência baseado na associação de membros de determinadas comunidades para assumir riscos como velhice, invalidez, doença e morte, por meio de contribuições financeiras de seus membros.

É importante destacar que a finalidade de lucro está ausente no mutualismo, uma vez que se inspira no princípio da solidariedade, que servirá de base para o que hoje se conhece como Previdência Social, tanto pública quanto privada.

O seguro privado

Apareceu no final do século XV, vinculado ao desenvolvimento do comércio marítimo, como um contrato de direito privado em virtude do qual, mediante o pagamento de um prêmio, estimado em função do risco assumido pela seguradora, obrigava-se ao pagamento de um capital ou indenização ao ocorrer o evento pelo qual havia sido contratado o seguro.

Cabe destacar o surgimento na Inglaterra do século XVI de um tipo de seguro de vida um tanto especial, caracterizado pelo fato de que era segurada a vida de uma pessoa durante um curto período de tempo, um ano ou menos. Este seguro se destinava a proporcionar aos familiares do falecido uma indenização em caso de morte para que se pudesse compensar os credores caso o segurado falecesse sem ter saldado as suas dívidas.

Nos dias de hoje, o seguro privado torna possível incluir dentro do seu alcance numerosos grupos de pessoas e empresas para proteger os seus trabalhadores contra os acidentes do trabalho e as doenças profissionais.

A assistência social

Surgiu para solucionar o problema da indigência nascido da primeira Revolução Industrial. No entanto, atualmente essa assistência social pode ser privada, quando é assumida por instituições dessa natureza; pública, se for assumida pelo Estado, e mista, quando ocorrem ambas as características.