Como minimizar o risco nas escolas

É importante ensinar seus filhos a se protegerem contra o coronavírus

É importante ensinar seus filhos a se protegerem contra o coronavírus

Iniciação > Educação e Divulgação > COVID-19 > Outras ações > Como minimizar o risco nas escolas

Vivemos momentos de grande incerteza, nos quais nos deparamos com muitas situações novas. Nosso dia a dia mudou, nossos gestos mudaram e devemos adotar hábitos diferentes para proteger nossa saúde.

A escola não é exceção. Para que as escolas sejam seguras, e para que os nossos filhos possam frequentar as aulas sem se colocarem em risco, tanto os funcionários das escolas como as famílias devem ter a responsabilidade, cada um de acordo com o que lhes compete, de cumprir rigorosamente as medidas preventivas propostas pelas autoridades sanitárias e medidas extremas de segurança para prevenir a propagação do vírus.

Mas para que as escolas sejam lugares realmente seguros, o mais importante é que os alunos estejam cientes e se comportem de maneira adequada diante da crise de saúde que estamos enfrentando.

A seguir, apresentamos uma série de dicas para que seus filhos saibam claramente o que devem e o que não devem fazer:

  • Lavagem das mãos. Devemos insistir na importância de lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro, ao tocar em algo, ao chegar da escola….. Pratique com eles o passo-a-passo que devem seguir para fazer isso corretamente. Também pode ser útil e divertido ensinar-lhes uma música para que saibam quanto tempo deve durar uma lavagem correta.
  • Uso correto da máscara. Colocar a máscara corretamente é importante, pois o uso incorreto pode tornar o uso dela inútil. A primeira coisa que seus filhos e filhas devem saber é que as máscaras têm um determinado tempo de uso e que a mesma máscara cirúrgica não pode ser usada durante toda a semana. Para usá-la corretamente, deve-se colocar o lado correto da máscara para fora, passar os elásticos atrás das orelhas ou na nuca e ter o nariz e a boca totalmente cobertos. Você nunca pode tocar nela enquanto a usa e, ao tirá-la, deve segurar o elástico de trás para frente sem tocar na parte da frente. Lembre-se que a máscara deve estar sempre em um local seguro e que é aconselhável levar uma sobressalente para o caso de molhar ou sujar.
  • Manutenção de distância de segurança. Embora seja difícil, os alunos devem ficar a um metro e meio de seus colegas e não beijar, abraçar ou se aconchegar.
  • Tosse com o cotovelo flexionado. Mesmo que usem máscara, as crianças devem cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e fazê-lo com o cotovelo flexionado.
  • Cada um com o seu. Os alunos devem ter material escolar próprio e não poderão trocá-lo com os colegas, o mesmo acontece com os brinquedos e outros objetos. Eles também não podem compartilhar comida, comer do mesmo prato ou beber do mesmo copo.
  • É melhor evitar itens pessoais desnecessários. Mas se você não pode evitar usá-los, como os óculos, é importante lavá-los quando chegar em casa com água e sabão ou álcool. Além disso, para secar as mãos, é melhor levar para a escola sua toalha pessoal ou lenços de papel descartáveis, que devem ser descartados após o uso.
  • Roupas apenas para a escola. Escolha roupas e calçados exclusivamente para a escola e peça-lhes que tirem os sapatos escolares na entrada da casa e deixem a roupa arejada e exposta ao sol. Se possível, uma boa medida preventiva é tomar banho assim que chegar da escola.

Se seus filhos seguirem essas recomendações, eles estarão mais protegidos contra a COVID-19. E lembre-se: diante de qualquer sintoma, as crianças devem ficar em casa.