Combate ao coronavírus na Amazônia

Teste Covid-19 para populações ribeirinhas

Iniciação > Educação e Divulgação > COVID-19 > Outras ações > Combate ao coronavírus na Amazônia

Na Amazônia, o coronavírus também atingiu populações ribeirinhas, indígenas e trabalhadores rurais. Os casos registrados na bacia amazônica já somam várias dezenas de milhares.

O rio é a principal via de transporte das populações que habitam as margens do Amazonas, mas também se tornou o canal pelo qual a doença atingiu as diferentes comunidades da região.

Uma iniciativa da Fiocruz pretende que o rio seja também uma forma de estabelecer um sistema de detecção eficaz da Covid-19 por meio de um barco-laboratório para testar a população da Amazônia.

Desde a confirmação dos primeiros casos da Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, instituição vinculada ao Ministério da Saúde, vem trabalhando para dar respostas em diversas áreas. E um deles é a detecção. Apoiamos essa iniciativa com R$ 800.000,00 que serão destinados à Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (FIOTEC), responsável pela gestão financeira e prestação de contas pelo uso das doações recebidas pela Fiocruz.