Dicas para uma culinária saudável e segura

Aprenda a conservar bem os alimentos e a cozinhá-los adequadamente

Iniciação > Educação e Divulgação > COVID-19 > Fique em casa > Dicas para uma culinária saudável e segura

Quando cozinhamos, colocamos o sabor na linha de frente de nossas prioridades. Mas manter o valor nutricional dos alimentos e cuidar do manuseio para não nos causar intoxicação também são partes essenciais de uma dieta saudável e segura.

Se você deseja que os alimentos que ingere sejam bem conservados e evitem sustos e intoxicações, aconselhamos seguir estas recomendações:

• Verifique sempre o prazo de validade dos alimentos. Nunca consuma alimentos vencidos.
  • Tenha um cuidado especial com o ovo: deve estar sempre bem cozido.
  • Lave sempre as mãos antes de manusear os alimentos, não misture utensílios ou superfícies para cortar ou manusear alimentos crus e alimentos cozidos.
  • Não volte a congelar alimentos já descongelados e consuma-os o mais rápido possível.
  • Coloque os alimentos na geladeira em recipiente fechado o mais rápido possível e consuma em três ou quatro dias. E não deixe os alimentos em temperatura ambiente por mais de duas horas.
  • Lave bem as frutas e vegetais antes de consumi-los, principalmente se for comê-los crus.

Agora você já sabe conservar alimentos e chegou a hora de preparar sua receita preferida, mas como aproveitar todo o seu valor nutritivo?

Se possível, não cozinhe os vegetais. Ao jogar fora a água, você estará perdendo grande parte das vitaminas B e boa parte dos minerais. Prepare-os, sempre que puder, no vapor – as propriedades dos alimentos são mantidas melhor.

Não queime ou torre alimentos em demasia, pois podem ser produzidas substâncias como a acrilamida, que podem ser cancerígenas. Tente comer carne e peixe sempre na medida certa. O cozimento excessivo pode reduzir seu valor nutricional e também seu sabor, exceto no caso da carne de frango ou peru que não deve ser consumida crua para evitar problemas de segurança alimentar. Use pouco sal e reduza também a quantidade de açúcar e adoçantes que adiciona às receitas.

Comer bem deve ser saboroso, saudável e seguro. Aproveite cozinhando, cuide da saúde da sua família e tire proveito de todo o valor nutritivo dos alimentos. Sua saúde vai agradecer.