Webinar. A Década de Segurança Viária: balanço e visão de futuro

Analisamos a evolução da segurança viária de 2011 a 2020 e os desafios que o futuro apresenta

Iniciação > Publicações > Eventos Online > Webinar. A Década de Segurança Viária: balanço e visão de futuro

No dia 25 de setembro de 2020, organizamos um evento virtual no qual discutimos os avanços da Segurança Viária no período 2011-2020, no Brasil e no mundo, e as perspectivas e desafios do futuro.

No webinar, realizado por ocasião do encerramento da Semana Nacional do Trânsito no Brasil, foi analisada a década da segurança viária, sempre do ponto de vista da redução de sinistros, levantamos tendências para o futuro e discutimos estratégias que nos ajudarão a garantir que a mobilidade seja segura.

O objetivo da Fundación MAPFRE com este encontro foi promover a reflexão global e local sobre este importante tema e difundir a importância de um comportamento mais seguro e responsável no trânsito rodoviário. Para nos ajudar, contamos com a presença do Diretor do Departamento de Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Etienne Krug, do Oficial Nacional em Segurança Viária e Mobilidade Sustentável – Organização Pan-Americana Da Saúde/Organização Mundial De Saúde – OPAS/OMS no Brasil, Victor Pavarino, e do diretor-presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto. Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil, fez a moderação.

O webinar deixou claro que, embora as taxas de mortalidade no trânsito tenham se estabilizado na década de 2011 a 2020, os dados ainda são preocupantes, e o Brasil não é exceção. Apesar dos avanços alcançados neste período, graças a iniciativas pioneiras e proativas, como o InfoSiga ou o Programa Respeito à Vida, as taxas de mortalidade no trânsito continuam muito elevadas em nosso país. Além disso, as mortes por acidentes de trânsito são apenas a ponta do iceberg e estima-se que a cada morte no trânsito ocorram mais 70 feridos leves e outros 15 que necessitem de internação. Uma das conclusões desse encontro é que, para acabar com as fatalidades e lesões, é necessário que todos os países trabalhem com o mesmo compromisso: reduzi-los em 50% até 2030.

Se você quiser conhecer o progresso durante a década de segurança viária, mas não conseguiu acompanhar o webinar, pode vê-lo na íntegra aqui.