É aquele no qual o ressegurador participa com uma proporção variável em todos os riscos que forem assumidos pela cedente em determinado ramo ou modalidade de seguro. Essa variabilidade depende da tabela de limites e da capacidade do contrato.
1. Tabela de limites: quadro que expressa a parte do risco retida por conta da companhia cedente no que concerne às apólices subscritas em um determinado ramo. Essa tabela é determinada com base na periculosidade intrínseca dos riscos segurados.
2. Capacidade do contrato: limite máximo de risco que a cedente pode ceder ao seu ressegurador em um contrato de excedente. Essa capacidade é dada pela tabela de limites antes descrita (pleno de retenção ou de conservação por conta da própria cedente) e pelo número de limites que o ressegurador aceita, conforme previamente acordado. Evidentemente, essa capacidade é variável, já que depende de cada tipo de risco em particular, uma vez que, conforme indicado, para cada grupo deles o cedente retém um valor diferente.
Dicionário MAPFRE de Seguros