Iniciação > Publicações > Dicionário MAPFRE de Seguros > ORSA (Own Risk and Solvency Assestment)

Dicionário MAPFRE de Seguros

ORSA (Own Risk and Solvency Assestment)

De acordo com a Diretiva Solvência II, é o conjunto de processos e procedimentos usados para determinar e avaliar os riscos de curto e longo prazo que uma seguradora pode vir a enfrentar, segundo suas necessidades internas de capital. Esse conjunto de processos e procedimentos também permite a verificação futura de que as exigências de provisões técnicas e os requerimentos regulatórios de capital (SCR e MCR) serão atendidas em todos os momentos, bem como a adequação da metodologia de seu cálculo em relação com o perfil de risco da entidade.
O ORSA constitui uma ferramenta de gerenciamento de riscos que ajuda a fortalecer a cultura do risco na companhia seguradora e mostra uma visão abrangente e completa de todos os riscos inerentes ao negócio.
Ele visa aprofundar o entendimento das inter-relações entre riscos e necessidades internas de capital derivadas da exposição aos referidos riscos, fazendo parte integrante da estratégia comercial e sendo continuamente levado em consideração nas decisões estratégicas.
Processos e procedimentos semelhantes ao ORSA também existem em outras áreas financeiras, especificamente no Basileia II para o setor bancário, determinando que as entidades de crédito devem realizar um exercício de autoavaliação de capital e solvência no curto e médio prazo.