Três finalistas para transformar o mundo

Brasil apresenta os três projetos que vão representá-lo na grande final

Três projetos, um para cada categoria de nossos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social, foram selecionados para defender o Brasil na grande final, que se tornou uma referência para inovadores sociais de todo o mundo.

Marcada pela orientação estratégica de desenvolvimento sustentável, inclusão social, promoção da saúde e um novo modelo de mobilidade, a inovação social no Brasil enfrenta problemas reais com soluções ao seu alcance, utilizando tecnologias inovadoras aplicadas com espírito de mudança social. Os três finalistas selecionados são um exemplo disso.

Agora eles devem se preparar para defender seus projetos e demonstrar ao júri o real impacto na vida das pessoas ao seu redor. Para isso, eles receberão sessões de mentoria que os ajudarão a demonstrar a capacidade transformadora de suas iniciativas.

Apresentamos os finalistas que representarão o Brasil na grande final desses prêmios que será realizada em Madri.

Categoria: Prevenção e Mobilidade

Robô Lysa, é baseado em um cão guia, permitindo a mobilidade de maneira segura, econômica e autônoma de pessoas portadoras de deficiência visual. O robô conta com tecnologia de ponta e uma madura Inteligência Artificial que possibilita o mapeamento de ambientes diversos que um deficiente pode enfrentar no seu cotidiano, levantando sua autoestima e possibilitando que este frequente ambientes de forma autônoma de uma maneira que antes não pudera assim o fazer.

Categoria: Economia sênior

A Mais Vívida é uma plataforma de conexão entre jovens e idosos para proporcionar aprendizado ao longo da vida. Nossos jovens – chamados de anjos – ensinam tecnologia do dia a dia para os mais vividos, em um trabalho remunerado. Nosso diferencial são os atendimentos humanizados e os benefícios gerados pelo encontro de gerações. Atendemos: B2C, assinatura mensal: com atendimento 1x ou 2x por semana, sendo a aula online ou presencial. B2B, oferecemos: capacitação do público sênior em canais digitais para aumentar engajamento em interfaces tecnológicas. Palestras e treinamento corporativo.

Categoria: Melhora da saúde e tecnologia digital (e-health)

A missão da Epistemic é melhorar a qualidade de vida de pessoas com epilepsia e de seus familiares. Para isso desenvolveu um sistema com três elementos: o primeiro componente é um dispositivo wearable capaz de prever crises epilépticas avisando o paciente e seu cuidador meia hora antes de uma crise ocorrer. O segundo componente é um app diário de epilepsia no qual o paciente relata seu dia e crises de forma simples e intuitiva. E o terceiro é uma plataforma web para o médico poder visualizar toda a informação de seu paciente e assim correlacionar possíveis gatilhos de suas crises.