Prêmios Sociais da Fundación MAPFRE

Sociedade de São Vicente de Paulo,
vencedora do Prêmio por sua Trajetória Social

Iniciação > Premiados Prêmios Sociais 2025 > Sociedade São Vicente de Paulo, vencedora do Prêmio por sua Trajetória Social

O júri do Prêmio à Melhor Entidade por sua Trajetória Social valorizou tanto a longa trajetória histórica desta organização como a sua ampla presença geográfica, com implantação em mais de 150 países. Estas conquistas são o resultado do firme compromisso da Sociedade de São Vicente de Paulo com a solidariedade e o apoio às pessoas mais vulneráveis em todo o mundo. 

O que é a Sociedade de São Vicente de Paulo Internacional?

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) surgiu na França, em 23 de abril de 1833, quando um grupo de sete jovens universitários decidiu agir perante as desigualdades e injustiças sociais.

Desde então, a SSVP não parou de crescer e expandir a sua presença e, hoje, está presente em mais de 150 países, conta com 800.000 membros e 1.500.000 voluntários. A sua ajuda chega, diariamente, a mais de 30 milhões de pessoas. 

Programas sociais da Sociedade de São Vicente de Paulo

A Sociedade de São Vicente de Paulo internacional desenvolve uma ampla gama de programas sociais adaptados às necessidades específicas de cada país e de cada coletivo ao qual se dirige.

Assim, a SSVP desenvolve um trabalho humanitário integral que abrange desde a assistência a pessoas em situação de pobreza através da distribuição de alimentos, roupas e ajuda financeira, até ao fornecimento de abrigos temporários e apoio a quem enfrenta a falta de habitação. Também promove programas educativos e de formação profissional para melhorar as oportunidades de emprego de jovens e adultos, ao mesmo tempo que oferece cuidados médicos, saúde mental e apoio a pessoas com deficiência.

O seu trabalho inclui ainda o cuidado de idosos através de residências e centros de dia, e uma resposta ativa a emergências e catástrofes naturais, prestando ajuda imediata. A organização trabalha também na inclusão de pessoas marginalizadas, como imigrantes e refugiados, facilitando a sua integração através de apoio e orientação personalizada.

Pessoas no local se beneficiam de um projeto da Sociedade de São Vicente de Paulo

Refeitórios sociais geridos pela Sociedade de São Vicente de Paulo

Os refeitórios sociais da Sociedade de São Vicente de Paulo são espaços de acolhimento onde os beneficiários recebem uma alimentação saudável, equilibrada e digna, num ambiente de respeito e inclusão.

Mas o trabalho da SSVP não se limita a garantir uma nutrição adequada. A associação acompanha os seus beneficiários, especialmente as pessoas sem-abrigo, através de uma ampla rede de programas sociais que procuram atender às suas necessidades mais urgentes em albergues, centros de dia, casas de acolhimento, etc. Além de garantir-lhes alimentação, higiene, roupa e habitação, promove propostas de formação e desenvolvimento pessoal para abrir portas para um futuro mais digno.

A SSVP é parte ativa da Aliança FAMVIN com pessoas sem-abrigo e participa na Campanha 13 Casas, uma iniciativa global com um objetivo ambicioso: transformar a vida de 10.000 pessoas sem-teto em 156 países num prazo de 3 a 5 anos.

O trabalho da Sociedade de São Vicente de Paulo na educação e inclusão

Na Sociedade de São Vicente de Paulo, acreditam firmemente que a educação e a inclusão são caminhos para o crescimento pessoal das pessoas.  Por isso, dentro dos seus programas sociais, acompanham crianças e jovens em situação de vulnerabilidade através de workshops formativos, programas de apoio escolar, integração socio laboral e centros especializados de atendimento a menores.

Também desenvolve programas específicos para migrantes e refugiados. De acordo com a problemática do país de origem, implementa ajudas de primeira necessidade, campos para refugiados, programas de inserção e formação para imigrantes, assessoria jurídica e orientação sanitária, entre outros.