Prêmios Sociais Fundação MAPFRE
100 mil Pisos para Brincar,
vencedor do prêmio por seu impacto social.
O que é Habitat para a Humanidade República Dominicana?
Todas as famílias merecem um lar seguro onde possam construir um futuro melhor. Por isso, o déficit habitacional de um país não se mede apenas pela falta de novas construções, mas também pelas condições precárias de muitas moradias já existentes. Segundo organismos como ONU-Habitat, CEPAL e BID, a ausência de serviços básicos e de espaços adequados representa um problema ainda mais urgente do que a escassez de novas habitações.
Habitat para a Humanidade República Dominicana é uma organização que atua em mais de 70 países com um único objetivo: empoderar a sociedade por meio de moradias dignas e seguras.
Um desses países é a República Dominicana, onde a Habitat para a Humanidade trabalha, desde 1986, na construção e melhoria de moradias para famílias de baixa renda, com o apoio de milhares de voluntários. Seu projeto 100 mil Pisos para Brincar foi premiado com o Prêmio de Melhor Projeto ou Iniciativa pelo seu Impacto Social.
Em que consiste o projeto 100 mil Pisos para Brincar?
100 mil Pisos para Brincar é uma iniciativa da Habitat para a Humanidade e da Federação Interamericana do Cimento (FICEM) para substituir 100 mil pisos de terra por concreto em moradias vulneráveis em toda a América Latina e Caribe até 2028.
A iniciativa foi denominada 100 mil Pisos para Brincar porque a substituição dos pisos de terra por cimento busca melhorar principalmente a vida das crianças: são elas que brincam, caminham e engatinham sobre o chão de terra, um ambiente perfeito para a proliferação de parasitas, bactérias e insetos. Pesquisas demonstraram que a substituição dos pisos de terra por cimento não é apenas benéfica para a saúde e higiene dos menores, mas também pode impactar positivamente seu desenvolvimento cognitivo.
O objetivo estabelecido pela Habitat para a Humanidade na República Dominicana com este projeto é substituir 10 mil pisos de terra por cimento.

Qual o impacto da substituição de pisos de terra por cimento?
Essa solução simples traz um número significativo de melhorias para as famílias em diversos aspectos:
- Ao substituir os pisos de terra por cimento, reduzem-se infecções parasitárias, diarreias e anemias, especialmente em crianças. Estando livres dessas doenças, elas apresentam melhor desenvolvimento cognitivo. Graças a um ambiente mais limpo e seguro, diminui-se o absenteísmo escolar por motivo de saúde. Além disso, passam mais tempo brincando dentro de casa.
- Nos adultos, há redução do estresse e da depressão, pois aumenta a sensação de satisfação.
- No aspecto econômico, as famílias beneficiadas têm seus gastos médicos reduzidos, o que melhora sua estabilidade financeira.
- A substituição dos pisos de terra por cimento fomenta o emprego na comunidade, já que é necessária mão de obra para realizar esses trabalhos.
Benefícios dos pisos de cimento para a saúde infantil
Os principais benefícios dos pisos de cimento para a saúde infantil estão relacionados ao bem-estar e à manutenção de um ambiente seguro para o desenvolvimento das crianças.
Em relação à saúde:
- Diminui o risco de contrair a doença de Chagas.
- Reduz em 70% as infecções parasitárias.
- Menor ocorrência de diarreias (-49%).
- Redução de 81% nas anemias infantis.
- Diminuição de doenças respiratórias e problemas de pele.
- Melhora no desenvolvimento cognitivo infantil: de 36% para 96%.
- Melhora na saúde mental.
Em relação à segurança dos menores, por serem pisos mais duráveis e resistentes, são mais seguros em casos de incêndios e inundações. Além disso, não requerem o uso de produtos químicos tóxicos ou inflamáveis.
Outro benefício dos pisos de cimento para a saúde infantil está relacionado ao conforto e à sustentabilidade, pois ajudam a criar um clima mais agradável na residência ao atuarem como barreira contra a umidade do solo.
O júri do Prêmio ao Melhor Projeto ou Iniciativa pelo seu Impacto Social valorizou a inovação de abordar a melhoria das condições de vida das pessoas mais vulneráveis sob uma nova perspectiva, já que a adequação das moradias promove igualdade, equilíbrio e inclusão social — aspectos tão necessários para milhares de famílias na República Dominicana.