Seguro náutico protege embarcações e pessoas

Seguro náutico protege embarcações e pessoas

Iniciação > Notícias > Seguros > Seguro náutico protege embarcações e pessoas

Seguros

Quem é proprietário de uma lancha, iate ou veleiro sabe da importância de se garantir a segurança e a integridade de todos que viajam a bordo e, também, de terceiros que possam ser de alguma forma afetados durante a navegação.

Para isso, é fundamental cuidar da manutenção da embarcação e seguir as regras definidas pela Marinha Brasileira. Essas condutas devem ser complementadas com a proteção de um seguro náutico que possua as coberturas adequadas ao tipo de embarcação e às suas características de uso.

Afinal, o investimento feito em uma embarcação é alto. Poder contar com a proteção de um seguro náutico traz tranquilidade ao proprietário do barco ao protegê-lo de perdas financeiras elevadas, em caso de acidente coberto pela apólice de seguro contratada.

O seguro náutico é um tipo de seguro específico para embarcações de recreio, ou seja, de lazer ou esporte. A proteção por esse tipo de seguro é fortemente recomendada, e pode abranger tanto a embarcação quanto seus passageiros contra danos causados por vários tipos de imprevisto.

No Brasil, por exemplo, os produtos disponíveis geralmente oferecem coberturas para danos físicos à embarcação e para a responsabilidade do proprietário por danos causados pelo barco a terceiros. De forma semelhante ao seguro de automóvel, essas coberturas são agrupadas em uma única apólice.

As coberturas básicas oferecidas pelas seguradoras geralmente garantem os prejuízos decorrentes de roubo, furto, incêndio, colisão e naufrágio, dentre outros. São coberturas que ajudam nos reparos à embarcação no caso de um acidente ou, então, na sua substituição, caso seja destruída por incêndio, raio, explosão ou tempestade ou, ainda, roubada.

De maneira complementar, os proprietários podem contratar coberturas para necessidades específicas – como participação em regatas, extensão da garantia do seguro além do litoral brasileiro, roubo e furto qualificado de equipamentos e acessórios, por exemplo.

Já a cobertura de responsabilidade civil protege o proprietário da embarcação caso ele seja responsabilizado judicialmente por lesões corporais, perdas de vidas ou danos materiais causados a terceiros durante a operação do barco. Apesar de ser ignorada por alguns proprietários, é uma das coberturas mais importantes.

Outra cobertura adicional que deve ser cuidadosamente considerada é a de remoção de destroços. Segundo a LEI Nº 7.203, DE 3 DE JULHO DE 1984, o proprietário da embarcação pode ser obrigado a remover os destroços quando eles constituírem perigo, obstáculo à navegação ou ameaça a terceiros ou, ainda, ao meio ambiente. Contando com esse tipo de proteção, o segurado pode dispor de um capital adicional para a remoção de destroços decorrentes de acidente com o seu barco.

A cobertura para garantia de transporte terrestre é um outro tipo de proteção adicional, que auxilia o proprietário a deslocar sua embarcação por via terrestre, ferroviária ou rodoviária. Além dos cuidados relacionados à utilização de reboque ou de veículo apropriado para essa finalidade, é recomendável que o proprietário conte com a proteção, pois pode ocorrer, durante o transporte, algum acidente que resulte em avarias ou, eventualmente, até em perda total da sua embarcação.

Como em todo tipo de seguro, é importante que sejam analisados os riscos excluídos das proteções que se pretende contratar. Geralmente, dentre as exclusões estão as perdas ou danos decorrentes direta ou indiretamente do desgaste natural do casco da embarcação, motores ou outros equipamentos e dos prejuízos causados por peças defeituosas ou pela falta de manutenção adequada.

O preço do seguro náutico varia de acordo com o tipo, o modelo, o ano e o estado de conservação da embarcação, as características do seu uso e do seu local de guarda e, também, de acordo com as coberturas contratadas e o perfil do segurado. Dadas as possibilidades de proteção que o seguro náutico oferece, é importante que o proprietário da embarcação conte com o suporte de um corretor de seguros especializado no segmento náutico.