A mobilidade é um direito

Na VIII Semana Mundial das Nações Unidas para a Segurança Viária, refletimos sobre a mobilidade do futuro

Iniciação > Notícias > Segurança Viária > A mobilidade é um direito

Segurança Viária

Todos os dias, em algum momento, nos movemos para algum lugar. Às vezes, com uma meta concreta, outras vezes sem rumo, mas pelo puro prazer de nos movermos. Contudo, poucas vezes paramos para pensar o que significa realmente a mobilidade.

Na oitava edição da Semana Mundial das Nações Unidas para a Segurança Viária, que acontece de 12 a 18 de maio, te convidamos a fazer uma pausa e refletirmos juntos sobre a mobilidade como um direito. Juntos, queremos construir raízes para algo essencial: a importância de “chegar lá”, quer seja a caminho da escola, do trabalho, do parque ou de um encontro que mude a sua vida.

Desta vez, o lema da campanha é “Ruas para a vida” e gira em torno de dois temas específicos: #MakeWalkingSafe e #MakeCyclingSafe. A razão é clara: as crianças, os idosos, as pessoas com deficiência, os pedestres e os ciclistas continuam sendo os mais vulneráveis no trânsito.

A mobilidade é muito mais do que ir de um ponto a outro. É se mover sem obstáculos e barreiras. Mobilidade não é apenas se deslocar, é avançar para um futuro em que todas as pessoas possam andar a pé, de bicicleta e viajar em segurança.

Juntos podemos tornar as vias públicas seguras para todos, de forma equitativa.

Pensar, agir e compartilhar.