Curtir o Carnaval sem colocar sua saúde em risco
Aqui algumas dicas para curtir a festa de forma saudável e segura

Saúde
Mais uma vez, chega o Carnaval. O país se prepara para dias de festa e milhões de viagens rodoviárias e aéreas. Por isso, é recomendável tomar todas as precauções para proteger a saúde e evitar incidentes.
Nossa primeira recomendação é evitar a desidratação e os riscos relacionados ao calor extremo. As altas temperaturas desta época, combinadas com a atividade física prolongada ao ar livre, podem provocar tontura, cansaço ou insolação. Para reduzir esses riscos, beba água constantemente e descanse regularmente à sombra ou lugares fresquinhos. Além disso, use protetor solar, boné e roupas leves para se proteger do calor e da intensa radiação solar.
Também é preciso prestar atenção ao consumo de bebidas alcoólicas, à alimentação e à origem dos alimentos e bebidas, bem como levar identificação e cuidar especialmente de crianças, idosos e doentes.
Considerando a quantidade de pessoas que precisam de atendimento todos os anos, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro instalou novamente postos médicos nas proximidades dos desfiles e festas, para prestar atendimento imediato. Durante o Carnaval de 2025, foram atendidas 3939 pessoas nesses postos.
Porém, além da saúde, nesta época do ano é importante prestar atenção às estradas. Respeite as regras de trânsito e não dirija após consumir bebidas alcoólicas: Não apenas porque é ilegal em nosso país, mas também porque isso aumenta o risco de sofrer um acidente grave. É recomendável programar descansos entre percurcos longos para evitar a sonolência ao volante e garantir que todos os passageiros estão com o cinto de segurança e que as crianças têm os sistemas de retenção adequados.
No Carnaval, cuide da hidratação, alimentação e dirija com cuidado.
Planejar a festa é a melhor forma de se divertir.