Em tempos de catástrofes, mais saúde mental

No Dia Mundial da Saúde Mental falamos sobre crises, emergências e seu efeito no bem-estar emocional

Ilustração de uma silhueta de cabeça humana em perfil, com uma porta aberta no centro do crânio por onde emergem folhas e galhos coloridos, simbolizando saúde mental, crescimento interior e abertura emocional. Fundo azul com nuvens e pássaros voando, evocando calma e liberdade mental.

Iniciação > Notícias > Saúde > Em tempos de catástrofes, mais saúde mental

Saúde

O dia 10 de outubro comemora o Dia Mundial da Saúde Mental que, neste ano de 2025, sob o lema “Acesso a Serviços: Saúde Mental em Contextos de Catástrofes e Emergências”, convoca a uma ação maior para ampliar o apoio à saúde mental em momentos de crise. Trata-se de um alerta para o fato de que os problemas de saúde mental são cada vez mais comuns em um mundo no qual as catástrofes, sejam naturais ou provocadas pela ação humana, continuam a aumentar.

No Brasil, nas últimas décadas, enfrentamos, além de uma pandemia global, inundações e incêndios que devastaram partes do nosso país, deixando um rastro de desolação e vidas feridas tanto no plano físico quanto no mental.

Os estragos dessas catástrofes na população demonstram que a mente também precisa de refúgio quando tudo desaba. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que uma em cada cinco pessoas que enfrentaram guerras, conflitos e crises sofre de depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno bipolar ou esquizofrenia.

Sabemos que, quando há necessidade, é preciso agir. Por isso, na Fundación MAPFRE nos mobilizamos diante da pandemia de coronavírus oferecendo apoio às equipes médicas e às pessoas mais vulneráveis. E, para amenizar as consequências das enchentes no Rio Grande do Sul, com nossos voluntários na linha de frente, levamos nosso apoio aos desabrigados.

Mas, também, diariamente, trabalhamos para promover que nossas crianças cresçam com equilíbrio emocional, com uma base que lhes permita enfrentar os momentos de dificuldade que a vida pode reservar. Assim, o programa Viver com Saúde entra nas escolas para promover, desde a infância, um equilíbrio corpo-mente e oferecer aos estudantes ferramentas para se conhecerem, fortalecer a autoestima, promover momentos de calma e relaxamento e resolver conflitos de forma pacífica.

Neste Dia Mundial da Saúde Mental, fazemos uma pausa para lembrar que o bem-estar começa em cada um. Cuidar da mente é também uma forma de cuidar do outro.