Vencedores dos Prêmios à Inovação Social da Fundación MAPFRE

Doze projetos inovadores, sociais e inclusivos chegaram até a grande final. Aqui estão os vencedores.

Iniciação > Notícias > Prêmios > Vencedores dos Prêmios à Inovação Social da Fundación MAPFRE

Prêmios

Mais uma edição: a aventura de nossos prêmios chegou ao fim. Na cerimônia de premiação, pudemos conhecer melhor os finalistas e o júri escolheu os vencedores de acordo com critérios baseados em seu potencial de impacto social, sua viabilidade técnica e econômica e a capacidade e experiência da equipe.

Embora apenas três projetos tenham sido premiados, um em cada categoria, para nós os doze finalistas são vencedores, como afirmou Antonio Huertas, presidente da Fundación MAPFRE em seu discurso: “só por terem desenvolvido a inovação pensando nos outros, no social, todos os projetos apresentados merecem o nosso agradecimento e reconhecimento. O sucesso de vocês é também o da sociedade, que se beneficiará com suas ideias e com seu empreendimento social.”

Mas as regras do concurso são determinantes e os três prêmios foram para dois projetos espanhóis e um dos Estados Unidos. Em sua apresentação, todos eles nos falaram de sua missão e de sua faceta mais social:

A Aceleradora Unoentrecienmil, uma unidade de terapia não farmacológica instalada no Hospital Universitário La Paz, de Madri, para crianças com câncer e baseada no exercício físico, recebeu o prêmio na categoria “Melhoria da saúde e tecnologia digital (e-Health)”. Para José Carnero, fundador e CEO, “nossa missão é que todas as crianças pacientes com câncer possam optar por essa “receita esportiva” e seguir em frente, mitigando os efeitos secundários do tratamento e melhorando assim sua qualidade de vida a curto, médio e longo prazo. O potencial do impacto é alcançar 100% do universo de crianças com câncer deste país que estão recebendo essa terapia”.

Na categoria “Economia Sênior” o prêmio foi para a startup espanhola LUP. Eneko Calvo, cofundador, nos contou em seu discurso os motivos que os fizeram chegar até aqui: “conhecemos uma tecnologia, a visão computacional, e vimos que ela teria um grande potencial para gerar um impacto positivo na sociedade. Após meses de análise e de conhecer diferentes realidades, identificamos um grande problema que se repetia de maneira constante, a leitura. Muitas pessoas, por diferentes motivos, têm dificuldade para ler e esse foi a razão pela qual fundamos a LUP, para facilitar a leitura para eles”.

Na categoria “Mobilidade sustentável”, o prêmio foi para a americana TASL, siglas para This App Saves Lives, um aplicativo que oferece recompensa àqueles que não fazem uso do celular ao volante, com pontos que podem ser trocados por descontos em marcas e restaurantes da moda. Ryan Frankel, fundador e CEO, afirmou no evento que “em uma sociedade cada vez mais viciada em tecnologia, são necessárias iniciativas como a TASL. Reduzir os acidentes de trânsito é uma tarefa de todos, e, com a gamificação, os usuários estão mais motivados a não usar o telefone enquanto estão ao volante”.

O evento também contou com a participação da secretária- geral de Inovação do governo da Espanha, Teresa Riesgo, e do secretário-geral ibero-americano, Andrés Allamand, que também foi um dos responsáveis pela entrega dos prêmios, juntamente com o presidente da Fundación MAPFRE, Antonio Huertas, e o presidente da IE University, Santiago Íñiguez.

Nossos prêmios, que ajudam milhões de pessoas a crescer e a melhorar sua qualidade de vida, foram, uma vez mais, confirmados como uma referência no ecossistema da inovação social. A sexta edição, em que foram apresentados 347 projetos, 70% a mais do que no ano anterior, reafirma nossa aposta por um empreendedorismo voltado para as pessoas, com um claro compromisso com a sustentabilidade.

O sucesso desta edição nos incentiva a trabalhar desde agora para a seguinte. Convidamos vocês a acompanharem, a partir de outubro, a sétima edição dos prêmios!