Inovação social para transformar o mundo

Um projeto brasileiro, um espanhol e um mexicano: vencedores da quinta edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social

Iniciação > Notícias > Prêmios > Inovação social para transformar o mundo

Premios

Uma plataforma de alojamento partilhado que incentiva a convivência entre jovens e pessoas com mais de 55 anos (Kuvu, Espanha); o primeiro cão-guia robô GPS, projetado para proporcionar autonomia, segurança e qualidade de vida a pessoas com deficiência visual (Lysa, Brasil); e um serviço online de apoio a cuidadores e familiares de pessoas com doenças crônicas e degenerativas (Ana, México). Estas foram as três iniciativas vencedoras na final da quinta edição dos prêmios.

O prêmio, de 40.000 euros por categoria, dará um impulso determinante a cada projeto. Além disso, seus representantes receberão consultoria gratuita da EY, para ajudá-los a crescer e serem mais eficientes; e também farão parte da Red Innova, uma comunidade de empreendedores formada pelos participantes de todas as edições anteriores da premiação, que promove a troca de conhecimento especializado e contribui para o ecossistema de inovação social.

Para os representantes dos projetos vencedores, uma nova e emocionante etapa começa aqui. Eduardo Fierro, CEO da Kuvu, afirma que o prêmio permitirá divulgar a plataforma e desenvolver um aplicativo móvel que alcance mais usuários. Neide Sellin, CEO da Lysa, acredita que com este prêmio poderá proporcionar mais autonomia e liberdade às pessoas com deficiência visual no mundo. Enquanto Ariel Zylbersztejn, fundador da Ana-Paz Mental, quis compartilhar o prêmio com todas as pessoas com vocação para o serviço que ajudam diariamente milhares de idosos, dedicando-se de corpo e alma.

Projetos vencedores

​A cerimônia final contou com a presença, entre outros, de Antonio Huertas, Presidente da MAPFRE e da Fundación MAPFRE; Santiago Íñiguez, Presidente do IE University, e a Secretária Geral de Inovação, Teresa Riesgo, que destacou que “para alcançar soluções adequadas para problemas complexos, devemos ser capazes de baseá-los no conhecimento e na inovação, e para que sejam bons, devem ser sustentáveis, não apenas ambientalmente, mas também social e humanamente”.

Antonio Huertas referiu-se à necessidade de continuar apostando na inovação, para focar no social, neste momento em que “depois de uma longa crise econômica, uma pandemia global e uma guerra, é mais necessário do que nunca”. O Presidente da MAPFRE e da Fundación MAPFRE parabenizou todos os participantes desta edição “inovadores que agregam compromisso social ao seu trabalho e facilitam a vida das pessoas”. Para Santiago Íñiguez: “Estes prêmios são o reflexo de um forte compromisso com a sustentabilidade, fator essencial para promover mudanças positivas”.

Com a cerimônia final, encerra-se mais uma edição dos nossos prêmios, mas já estamos preparando a próxima convocatória, a sexta edição, com muito entusiasmo e uma importante novidade: a abrangência dos prêmios será ampliada a uma quarta região geográfica tão poderosa em inovação social como os Estados Unidos.

Agradecemos a todos os participantes pela dedicação e capacidade de lançar iniciativas que tenham um impacto positivo na vida de outras pessoas. Seu talento e compromisso nos reafirmam em nossa aposta pela inovação social como ferramenta para melhorar este mundo.