Como Viabilizar Sonhos e Projetos Construindo um Mundo Melhor

Iniciação > Notícias > Poupança e Investimento > Como Viabilizar Sonhos e Projetos Construindo um Mundo Melhor

Poupança e Investimento

Como será a vida no futuro? Independentemente da resposta, uma coisa é certa: o destino pode ser moldado através das escolhas que são feitas ao longo do processo. Pequenas decisões e atitudes têm o poder de iniciar e promover grandes mudanças na vida pessoal e no mundo, afetando a todos.

O primeiro passo para quem deseja uma vida plena e próspera é definir os objetivos e metas a serem atingidos. A partir do momento em que se tem clareza do que se quer, é possível planejar como realizar. E para a maioria desses objetivos e metas, haverá a necessidade de recursos financeiros para viabilizá-los.

Dinheiro é um recurso escasso e demanda organização, controle e planejamento para suprir as diversas necessidades e sonhos de um indivíduo. A melhor forma de otimizar seu uso é através do planejamento financeiro. Suas diversas ferramentas e conceitos fazem a ponte entre as aspirações e as ações necessárias para sua materialização.

Uma abordagem muito utilizada e que costuma ter bons resultados práticos é criar destinações específicas para os rendimentos que se tem. Assim, um percentual da renda mensal é investido, até que se acumule o valor necessário para a realização de cada objetivo.

A escolha dos produtos de investimento dependerá de alguns fatores-chave como o horizonte de tempo estabelecido, o valor das contribuições em função do total necessário, o grau de certeza demandado e o risco adequado. Contar com um profissional qualificado certamente aumentará as chances de sucesso.

Nesse processo, existe a oportunidade de dar um passo além, ampliando o olhar para o mundo em que se deseja viver. Foi-se o tempo em que as aspirações sociais e ambientais não combinavam com as melhores opções de investimento disponíveis no mercado financeiro.

Isso porque em 2004, o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, fez uma provocação a 50 CEOs de grandes instituições financeiras sobre como integrar fatores ambientais, sociais e de governança no mercado de capitais – originando a sigla ASG (em Inglês, ESG).

O objetivo era conciliar o retorno econômico que move as empresas às preocupações da sociedade com o desenvolvimento sustentável, capaz de suprir as necessidades da geração atual sem prejudicar a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Com o tempo, esse conceito se difundiu no mundo dos negócios e as práticas de responsabilidade social corporativa tornaram-se parte da estratégia de um número crescente de empresas. Atualmente, elas compõem as ações que norteiam a gestão de recursos humanos, as operações e o desenvolvimento de produtos e serviços.

A preocupação com os impactos negativos de sua atividade faz com que as empresas busquem minimizar seus impactos, sejam eles ambientais, econômicos ou sociais. As necessidades e o bem-estar das diversas partes interessadas são tratados como elementos chaves para o sucesso ou fracasso do negócio.

Nos últimos anos, o termo ASG vem ganhando grande visibilidade graças, principalmente, às disposições regulatórias impostas às instituições financeiras e seguradoras. Questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser consideradas essenciais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial.

Mas, o que poderia ser um problema acaba virando uma ótima solução. Atuar de acordo com padrões ASG aumenta a competitividade da empresa. Além da solidez financeira e dos custos mais baixos a longo prazo, a prática ajuda a reduzir e mitigar riscos, melhora a reputação e contribui com uma maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.

Isso sem contar com o engajamento obtido junto aos consumidores. Afinal, os clientes estão cada vez mais conscientes da importância dos aspectos ambiental e social de suas escolhas, demandando atitudes e ações coerentes com as suas aspirações.

Para quem investe em ações e títulos emitidos por empresas que realmente empregam as práticas ASG, a tendência é obter um retorno mais consistente e sustentável a longo prazo. Uma rara situação na qual diferentes interesses e objetivos convergem: as metas pessoais são viabilizadas por investimentos em empresas que prosperam cuidando do meio ambiente e promovendo o bem-estar coletivo da sociedade.