Destaques

Conheça as nossas publicações

Banner Destaques Banner Destaques

Nosso catálogo de publicações, engloba conteúdos relacionados a distintas áreas do conhecimento e que estejam alinhados aos nossos pilares de atuação, com destaque para seguros, saúde e prevenção e segurança viária.

Você sabia...
que estas publicações são um meio de divulgar os resultados de pesquisas e estudos, realizados pela Fundación MAPFRE, em parceria com importantes instituições e seus conteúdos tornam-se de utilidade pública de acordo com a temática?

Confira abaixo as publicações de maior destaque:

CUADERNO DE LA FUNDACION Nº 228 web CUADERNO DE LA FUNDACION Nº 228 web

Otimização conjunta do capital baseado em risco e da carteira de ativos

Este Caderno da Fundación é resultado da bolsa de auxílio à pesquisa concedida em 2015 pela Fundación MAPFRE ao Professor Davi Michel Valladão do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio.

O projeto de pesquisa engloba o desenvolvimento teórico e aplicação prática do modelo de otimização do capital baseado em risco. O modelo e a ferramenta desenvolvidos neste estudo possuem potencial de inovação tecnológica com contribuição direta para o setor de seguros e previdência.

O objetivo principal é a construção de um modelo interno de mensuração do valor de requerimento de capital de solvência (solvency capital requirement - SCR) visando uma alocação ótima da carteira de ativos da companhia de seguros.

Cuaderno de La Fundación Nº 228
Pela Saúde do Coração Pela Saúde do Coração

Guia “Pela Saúde do Coração”

O programa “Mulheres pelo Coração” foi criado com o objetivo de alertar o público feminino sobre os riscos de doenças cardiovasculares.  A iniciativa promove atividades e prestação de serviços gratuitos para incentivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e fortalecer a saúde coronariana.

O guia “Pela Saúde do Coração” foi desenvolvido pela equipe de especialistas do HCor traz uma série informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares.

Guia “Pela Saúde do Coração”
Estudo Velocidade - Usuarios Vulneráveis Estudo Velocidade - Usuarios Vulneráveis

Estudo: Velocidade e Usuários Vulneráveis em São Paulo

Com o foco em alertar a sociedade, aprimorar questões relacionadas à segurança viária e diminuir o número de acidentes no trânsito em vias de grande circulação de usuários vulneráveis (pedestres e ciclistas), a Fundación MAPFRE desenvolveu o estudo "Velocidade x Usuários Vulneráveis em São Paulo", que realizou 3.796 medições em 13 pontos da cidade. O levantamento apontou que 10,2% dos veículos tiveram velocidades constatadas superiores à velocidade regulamentada na via (de 30 km/h a 90 km/h).

Velocidade e Usuários Vulneráveis em São Paulo
O Seguro na Sociedade Brasileira O Seguro na Sociedade Brasileira

O seguro na sociedade e na economia do Brasil

O estudo se originou do interesse permanente da Fundación MAPFRE em valorizar o seguro ante a sociedade brasileira. Este documento contém argumentos, estimativas e evidências de que, de fato, a contribuição socioeconômica do seguro no Brasil é muito importante. A representação econômica total do setor (direta, indireta e induzida) poderia ser quantificada em 5,7% do PIB e 5,2% do emprego: 269,4 bilhões de reais e 3,3 milhões de empregos, respectivamente.

O seguro na sociedade e na economia do Brasil