Circulação em rodovias e vias expressas

Em rodovias, distância e cautela.

Iniciação > Educação e Divulgação > Segurança Viária > Mobilidade 3S > Circulação em rodovias e vias expressas

Embora esses tipos de vias sejam mais seguras, elas também apresentam seus perigos. Cumpra as regras e não baixe a guarda.

Respeite os limites de velocidade. No caso de velocidade anormalmente reduzida devido à quebra, por exemplo, vá para o acostamento.

Mantenha uma distância segura. A distância de segurança é, como você sabe, a distância mínima que você deve manter dos veículos à sua frente. No caso de o veículo à sua frente frear repentinamente devido a um acontecimento imprevisto ou devido a um sinistro, você deve ter tempo para realizar uma manobra ou parar o seu veículo sem colidir com ele. A distância de segurança está diretamente relacionada a sua velocidade: quanto maior a velocidade que você deve manter, maior a distância.

Olhe nos espelhos retrovisores. Para poder antecipar qualquer eventualidade e ter controle de tudo o que acontece a nossa volta, o espelho retrovisor será um dos nossos melhores aliados. Graças a ele, você poderá mudar de faixa e terá controle dos veículos que circulam atrás de você. Assim, você saberá se estão a uma distância segura ou se pretendem te ultrapassar. Se o seu veículo não estiver equipado com sistema de alerta ou controle de “ponto cego”, é aconselhável virar ligeiramente a cabeça ao mudar de faixa, para se certificar de que não tenha nenhum veículo no “ponto cego”, invisível aos nossos retrovisores.

Use suas setas para sinalizar qualquer movimento. O uso da seta para avisar sobre seus próximos movimentos é uma das regras básicas do código de trânsito.

Respeite sempre os sinais de trânsito e dirija com cuidado.

Circulação em rodovias e vias expressas

Respeite os veículos que entram na rodovia. As faixas de aceleração e desaceleração, facilitam a entrada e saída, respectivamente, dos veículos nas rodovias. Elas consistem em uma faixa de transição, que permite que a velocidade do veículo seja ajustada ao entrar ou sair da rodovia. Mas é claro que, quando os veículos entram através destas faixas, eles o farão pela faixa da direita. A segurança nessa manobra é que eles podem fazer isso na velocidade normal da rodovia. Portanto, deve-se facilitar a incorporação mudando para a faixa da esquerda, sempre que possível, e sinalizando de forma adequada.

Nas vias rápidas e rodovias é proibido marcha à ré, entrar no canteiro central e mudar de sentido, exceto nos locais especialmente habilitados para tal.

Os painéis informativos, habitualmente instalados em rodovias, informam sobre condições específicas a serem levadas em consideração: meteorologia, velocidade máxima permitida, sinistros, engarrafamentos, recomendações…

Tenha um cuidado extra quando houver vento cruzado, pois uma forte rajada de vento pode fazer com que seu veículo saia da pista. Preste atenção especial ao passar por veículos volumosos.

A velocidade sempre aumenta o perigo.