Inmaculada Riera i Reñé

Membro externo do Conselho de Administração da Fundación MAPFRE

Iniciação > Conheça > Órgãos de Governança > Inmaculada Riera i Reñé

Inmaculada Riera i Reñé, Membro do Conselho de Administração da Fundación MAPFRE Externo

Dados pessoais:
Nome e sobrenome: Inmaculada Riera i Reñé.
Data e lugar de nascimento: Barcelona, 31 de outubro de 1960.

Formação:
Bacharela em Direito pela Universidade de Barcelona.
Diploma em Direito Comparado pela Universidade de Estrasburgo.
Estudos em Política e Economia Internacional pela Universidade de Florença
PADE pelo IESE.
Diploma Forex Internacional em Mercados Financeiros, Londres.

Cargos principais:
Diretora-Geral da Câmara de Comércio Espanhola (de setembro de 2015 até a presente data).
Vice-presidenta da Fundação INCYDE (Fundação das Câmaras de Comércio) (de setembro de 2015 até a presente data).

Outros cargos:
Conselheira do ICEX (Instituto Espanhol de Comércio Exterior, Ministério da Indústria, Comércio e Turismo).
Conselheira da Trea.
Ocupou cargos diretivos nas áreas de Tesouraria, Mercados e Finanças, bem como nos setores internacionais de Bancos Corporativos e Empresas em várias instituições financeiras europeias, na Itália e Espanha, destacando-se: Banco de Salento (Grupo Monte Paschi di Siena), Banco de Veneza (Itália), Banco San Paolo (Espanha / Grupo do Instituto Bancário San Paolo di Torino, Itália).
Diretora e responsável pela área de consultoria e assessoria financeira a nível nacional em Arthur Andersen e PwC.
Entre 1984 e 1997 realizou vários stages de longa duração em diversas instituições financeiras internacionais, especialmente no Reino Unido e nos Estados Unidos. Dentre essas entidades financeiras, destacam-se: IBSPT,NY / Credit Commerciale de France,NY / American Express, NY / Swiss Bank Corporation, NY / Merrill Lynch, Londres / Hambros Bank, Londres / UBS, Lugano / Corner Bank, Lugano.
Docente de cadeiras sobre economia e finanças na Universidade Bocconi de Milão, ICCRI (Instituto das Câmaras de Comércio da Itália), ESADE na Espanha e na Universidade de Barcelona (convidada).
Participou como palestrante em Seminários e eventos a nível nacional e internacional (Cingapura, Índia, EUA, Reino Unido…).
Possui diversos artigos publicados em revistas e meios econômico-financeiros na Espanha e Itália.
Codiretora da revista financeira FINLETTER editada por Arthur Andersen e AFI (Analistas Financeiros Internacionais).
Membro do Forex Club Italiano, do Forex Club Espanhol e da Assotiation Cambiste Internacional (A.C.I.).
Deputada pela CiU no Congresso dos Deputados nas Legislaturas VII, IX e X. Durante essas legislaturas atuou como:

• Vice-presidenta da Comissão de Economia e Finanças.
  • Presidenta do Subcomitê de Privatizações.
  • Porta-voz da Subcomissão do Pacto de Toledo.
  • Porta-voz das Comissão de Ciência e Inovação.
  • Porta-voz da Comissão da Indústria, Energia, Turismo e Telecomunicações.
  • Porta-voz da Comissão de Economia e Competitividade.

Membro da Delegação Parlamentar Espanhola nas reuniões da OCDE e nas reuniões interparlamentares da ESA (Agência Espacial Europeia) desde 2008.
Membro do Conselho de Administração da Casa Ásia e das Fundaciones Consejo.
Prêmio Franco Passari 1991 (Forex, Italia).
Membro do júri do Prêmio Jaume I, 2014.
Diploma AMEC 2009 (reconhecimento pela contribuição à internacionalização).
Prêmio Colégio Oficial de Engenheiros de Telecomunicações, 2014 (Lei Geral de Telecomunicações).