Felipe Romero Beltrán – Edição 2023

Bravo, um relato de rio e fronteira

Edição 2023. Felipe Romero Beltrán

O fotógrafo colombiano Felipe Romero Beltrán (Bogotá, 1992) é o vencedor da segunda edição (2023) do KBr Photo Award.

Fotógrafo e artista visual, Romero Beltrán interessa-se por territórios que estão a passar ou passaram por processos de conflito. A sua prática tem elementos próximos dos campos da política e da história social, profundamente influenciados pela tradição fotográfica.

O seu projeto Bravo explora a tensão e o conflito que coexistem na fronteira do México com os EUA, a partir de uma abordagem poética que confere uma dimensão aguçada à linguagem documental.

Bravo é rio e fronteira. E para o seu autor, é “um ensaio que regista corpos, objetos e arquiteturas de um lugar que precede, nesta espera, a fronteira”.

As imagens centram-se não só no território, mas também nos seus habitantes, que constituem igualmente uma fronteira, e nas pessoas que esperam para a atravessar, algo que pode demorar meses ou anos.

Para além do prêmio monetário, o KBr Photo Award inclui a organização de duas exposições a realizar na KBr Fundación MAPFRE (Barcelona) e na Sala Recoletos da Fundación MAPFRE em Madrid, bem como a publicação do respetivo catálogo.

Felipe Romero Beltrán