Anastasia Samoylova – Edição 2021

Image Cities, identidade visual nas grandes cidades

Edição 2021. Anastasia Samoylova

A artista russo-americana Anastasia Samoylova (Moscovo, 1984) foi a vencedora da primeira edição (2021) do KBr Photo Award com o projeto Image Cities, um trabalho exaustivo e consciencioso realizado em múltiplos locais e no qual Samoylova estudou a integração da fotografia e da imagem no ambiente urbano.

O projeto, que começou em Moscou e Nova Iorque em 2021, foi concluído em mais 17 cidades (Amsterdam, Barcelona, Bruxelas, Londres, Madrid, Paris e Tóquio) graças a este prêmio. Dez das imagens do projeto passaram a fazer parte da coleção da Fundación MAPFRE.

Image Cities foi exposta no Centro de Fotografia KBr (Barcelona) e na Sala Recoletos da Fundación MAPFRE em Madrid (fevereiro-maio e junho-setembro de 2023, respetivamente).

Este prêmio foi atribuído a este projeto pela sua originalidade enquanto reflexão sobre a evolução da identidade visual das grandes cidades contemporâneas e a capacidade da fotografia para fazer parte dessa identidade e difundi-la.

Anastasia Samoylova

Foto: Rose Marie Cromwell