Vocação

Oportunidades para jovens e crianças de São Paulo

Um estudo publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2022, o percentual de jovens que não estavam ocupados, não estudavam e não se qualificavam no mercado foi de 20%.

A instituição Vocação, localizada no estado de São Paulo, trabalha para mudar essa realidade nos distritos Campo Limpo, Capão Redondo, Grajaú, Cidade Ademar e no município de Itapecerica da Serra.

Nessas áreas, por meio do projeto Cré-Ser , são atendidas mil crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em situação de risco e vulnerabilidade social. Através de uma série de atividades que visam a transformação, promoção do exercício de cidadania a garantia de direitos, promove-se o fortalecimento dos laços com os seus familiares, amigos e comunidade.

Já o programa Preparação para o Trabalho, busca o desenvolvimento integral de competências socioemocionais de 480 jovens entre 15 e 17 anos, auxiliando o jovem na idealização de planos e metas para o futuro por meio de diversas atividades socioeducativas que promovem a inclusão social por meio dos eixos da autogestão, trabalho e cultura. O objetivo final é prepará-los para a sua incorporação no mundo do trabalho e abrange também as famílias e educadores sociais de organizações sociais parceiras.

As atividades socioeducativas são direcionadas para os eixos de:

• Projeto de vida, autocuidado e saúde;
  • Atividades de comunicação, alfabetização digital, criatividade, arte e diversidade;
  • Atividades recreativas, sustentabilidade e Direitos Humanos.