Sementes da Inclusão, CIEDS

Desenvolvimento integral de crianças neurodivergentes a partir de ações inclusivas e interdisciplinares

Cinco crianças participando de atividades inclusivas e educativas ao ar livre no projeto Sementes da Inclusão CIEDS em Pacajus, acompanhadas por uma mulher jovem que fará parte da equipe multidisciplinar especializada do projeto do CIEDS.

Iniciação > Ação Social > Projetos > Sementes da Inclusão, CIEDS

No município de Pacajus (CE), o projeto Sementes da Inclusão promove ações que integram educação, saúde e nutrição, com foco no desenvolvimento integral de crianças neurodivergentes — como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) — em situação de vulnerabilidade social, e no fortalecimento de suas famílias.

A iniciativa é fruto da parceria entre o CIEDS  (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) e a Fundación MAPFRE, unindo esforços para ampliar o acesso a cuidados, apoiar a inclusão e fortalecer redes de proteção locais.

O projeto é desenvolvido no Centro Cultural Maloca dos Brilhante, o primeiro centro cultural de Pacajus, criado e gerido pelo CIEDS como um espaço de fomento à cultura, à educação e à cidadania. É nesse território que são realizadas sessões de hortaterapia, atendimentos psicossociais, atividades educativas e encontros com as famílias, sempre mediados por uma equipe multidisciplinar e conectados às redes públicas de saúde, assistência e educação.

A proposta busca garantir às crianças participantes condições mais equitativas de desenvolvimento, estimulando vínculos, autonomia e cuidado em ambientes afetivos, acolhedores e inclusivos.