Ação Social Diocesana de Patos
Apoio socioeducativo para crianças e adolescentes
Contexto social do projeto socioeducativo
Desde 1956, a instituição Ação Social Diocesana de Patos, localizada no município Patos, o principal polo econômico e administrativo do Sertão do semiárido brasileiro, região com maior índice de pobreza e desigualdades sociais do estado da Paraíba, desenvolve atividades voltadas para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.
Com a participação das famílias e comunidade, são promovidas atividades educacionais complementares visando o desenvolvimento integral das habilidades, melhoria no aproveitamento e na frequência da escola formal – como alternativas econômicas que visam a prevenção de violência e promoção do exercício de cidadania.
Objetivos do espaço educativo no Brasil
As desigualdades sociais associadas à condições precárias de moraria, ausência de oportunidades dignas de trabalho e de renda ainda são latentes na realidade local. Com baixa escolaridade, crianças e adolescentes adquirem sua autonomia desde cedo, o que consequentemente acaba comprometendo o processo de aprendizagem.
Acredita-se ser necessário, junto a uma rede de profissionais locais capacitados, o desenvolvimento de ações diretas, complementares ao ensino formal e de forma articulada com as escolas – valorizando o ensino com crianças e adolescentes diretamente afetadas pelas desigualdades sociais.
Outra estratégia utilizada é a de contribuir para o fortalecimento dos conselhos de direitos, de forma que seja ampliado o controle social, garantindo a participação dos adolescentes e jovens mais afetados no município e estado.