Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP)
Um modelo educativo que prepara crianças e jovens da periferia de São Paulo para o trabalho, para a cidadania e para a vida

Em uma das zonas mais vulneráveis de São Paulo, na comunidade de Pedreira, o Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP) iniciou, em 1985, um projeto de Ensino Complementar Intensivo (ECI), um modelo sólido de formação técnica, desenvolvimento humano e apoio familiar.
Sua formação profissional gratuita para jovens de 10 a 14 anos, matriculados em escolas regulares, abre oportunidades em um contexto em que a realidade desafia diariamente o futuro de crianças e adolescentes. Como o CEAP vai além do conteúdo escolar, seu objetivo é preparar o caminho para que esses jovens possam ter uma vida melhor por meio da educação.
Com uma estrutura construída ao longo de 22 anos, a organização atende cerca de 310 alunos por ano. O projeto não se concentra apenas nos estudantes: as famílias também participam de formações periódicas que ampliam o alcance educativo até seus lares.
Assim, com tutorias, encontros familiares e parcerias com empresas, o CEAP prepara os jovens não apenas para o trabalho, mas para a vida, ajudando-os a se tornarem cidadãos íntegros, conscientes e preparados para enfrentar o mundo real.
Com uma metodologia centrada na pessoa e o apoio de empresas, o ECI demonstra que é possível transformar trajetórias por meio da educação e da oportunidade. Em uma das regiões mais esquecidas de São Paulo, o CEAP semeia possibilidades para colher futuro.