Ação Social Diocesana de Patos

Apoio socioeducativo para crianças e adolescentes

Apoio socioeducativo para crianças e adolescentes

Iniciação > Ação Social > Projetos > Ação Social Diocesana de Patos

Desde 1956, a Ação Social Diocesana de Patos tem sido uma força transformadora no município de Patos, reconhecido como o principal polo econômico e administrativo do sertão paraibano. Em uma região marcada por elevados índices de pobreza e desigualdades sociais, a instituição desenvolve, há décadas, programas socioeducativos que promovem o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade. Fortalecendo os vínculos com famílias e a comunidade, oferecem um apoio que transcende o ambiente escolar, estimulando a inclusão social, prevenindo a violência e promovendo o exercício pleno da cidadania.

Convictos de que a união com uma rede de profissionais locais capacitados é essencial, a instituição desenvolve ações diretas e complementares ao ensino formal, articuladas com as escolas, e focadas no fortalecimento do aprendizado de crianças e adolescentes diretamente afetados pelas desigualdades sociais. Outra estratégia fundamental é o fortalecimento dos conselhos de direitos, que amplia o controle social e garante a efetiva participação de adolescentes e jovens tanto no município quanto no estado.

Nesse contexto, o Projeto ‘Atores da Cidadania’, apoiado pela Fundación MAPFRE, tem como objetivo promover, defender e assegurar os Direitos da Criança e do Adolescente de famílias em situação de vulnerabilidade. Por meio de iniciativas integradas, o projeto contribui para a aprendizagem, socialização, inclusão, saúde e bem-estar dos jovens. Isso inclui ações de busca ativa na rede pública de assistência, com atendimento ajustado às fases de desenvolvimento e que considera as problemáticas e fatores que levam à violação de seus direitos. Além disso, oferecemos atendimento terapêutico individual ou grupal para crianças com atrasos e deficiências, orientação e acompanhamento social e de saúde, oficinas de integração, socialização e festividades; promovemos oficinas socioeducativas, recreativas, culturais e de reforço escolar, rodas de diálogo, eventos de multiplicação junto à comunidade escolar, oficinas de comunicação social e popular, além do apoio ao protagonismo juvenil.