Prêmios Sociais 2023 Fundação MAPFRE

Um reconhecimento ao compromisso, solidariedade e generosidade

Em uma nova edição de nossos prêmios sociais, queremos destacar o trabalho de pessoas e organizações cujos esforços e dedicação aos outros tornam nosso entorno mais justo.

Assim como nossos ganhadores, compartilhamos o objetivo de que ninguém será deixado para trás para que possamos viver em um mundo melhor. Reconhecemos suas realizações, seu compromisso e sua generosidade.

Apresentamos a vocês os vencedores de 2023.

Prêmio por toda uma vida profissional José Manuel Martínez Martínez

Carlos Sainz

Prêmio por toda uma vida profissional José Manuel Martínez Martínez

Carlos Sainz Cenamor

Bicampeão mundial de rali e tricampeão do Dakar (na categoria carros): com uma carreira de mais de trinta anos no mundo do automobilismo, o piloto Carlos Sainz tem se destacado ao longo desse tempo por seu carisma, seu espírito de superação e sua capacidade de esforço e disciplina.

Com esse prêmio, queremos reconhecer seu lado profissional, mas, acima de tudo, buscamos nos concentrar em sua faceta solidária. Além de seu constante apoio aos jovens pilotos, Carlos Sainz, ao longo dos anos, tem apoiado numerosas causas sociais.

Entre outras, colaborou com diferentes campanhas a favor da segurança viária, esteve envolvido na coleta de produtos organizada pelo Banco de Alimentos de Madri, no apoio aos refugiados por meio da campanha #TuSillaSuRefugio, da Comissão Espanhola de Ajuda aos Refugiados (CEAR), na luta contra o câncer e na arrecadação de fundos para as vítimas do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, Espanha. Entre outras entidades, também apoiou a Fundação Aladina, os Voluntários por Madri, a Fundação LAPS e a Fundação Talita.

Prêmio à melhor entidade por sua trajetória

BrazilFoundation

Prêmio à melhor entidade por sua trajetória

BrazilFoundation

Esse prêmio reconhece o papel relevante da instituição que, desde 2000, vem atendendo as necessidades sociais existentes no Brasil, por meio de uma rede global de apoio que promove a equidade, a justiça socioambiental e as oportunidades. A organização atua em quatro áreas: educação, igualdade de gênero, empreendedorismo negro e meio ambiente e mudanças climáticas.

Seu modelo de atuação tem como base a mobilização de recursos procedentes de diferentes setores para investir em ações transformadoras, conectando lideranças com organizações da sociedade civil (OSCs), criando uma rede de apoio global e fornecendo soluções que buscam gerar um impacto socioambiental sistêmico e democrático.

Desde a sua criação, a BrazilFoundation já apoiou mais de 850 Organizações da Sociedade Civil, nas quais investiu mais de 45 milhões de dólares. Suas ações impactaram a vida de mais de 120.000 pessoas.

Prêmio ao melhor projeto ou iniciativa por seu impacto social

“Desarrollo de la Unidad de Intervención en Tentativa Suicida” (Desenvolvimento da Unidade de Intervenção em Tentativas de Suicídio) do Corpo de Bombeiros da Prefeitura de Madri

Desenvolvimento da Unidade de Intervenção em Tentativa de Suicídio do Corpo de Bombeiros da Câmara Municipal de Madrid

Prêmio ao melhor projeto ou iniciativa por seu impacto social

O objetivo do Corpo de Bombeiros da Prefeitura de Madri é preservar vidas humanas. Por isso, entre outras ações, foi lançado um serviço de prevenção ao suicídio para atuar em situações extremas. A unidade ITS utiliza um procedimento de trabalho específico, adaptado e focado no resgate de pessoas cujo desespero as leva a tentar tirar a própria vida.

Os casos de suicídio, ou tentativas de suicídio, estão aumentando. E, em resposta a essa realidade, surge essa iniciativa, única no mundo lançada por um Serviço de Combate a Incêndios, e que aborda, de forma abrangente, a metodologia específica e a coordenação com outros serviços no resgate de pessoas em crise suicida.

XI Prêmio Internacional de Seguros Julio Castelo Matrán

Pilar González de Frutos, pelo seu trabalho “La necesaria reforma de la previsión social complementaria en España” (A necessária reforma da previdência social complementar na Espanha)

Pilar González de Frutos

XI Prêmio Internacional de Seguros Julio Castelo Matrán

Esse trabalho coloca o foco da reflexão sobre uma questão de vital importância para a sociedade: tendo em vista os dados demográficos e o envelhecimento da população espanhola, é essencial para a competitividade do país que seus cidadãos tenham sistemas de previdência social complementares que, juntamente com a pensão pública, lhes permitam manter seu padrão de consumo e um nível de vida adequado após a aposentadoria. Esse estudo aborda a necessidade de implementar medidas apropriadas para que esses sistemas possam contribuir para o crescimento econômico e melhorar a competitividade.

Pilar González de Frutos é formada em Direito pela Universidade Autônoma de Madri e é inspetora de Seguros do Estado. Em 2003, assumiu a presidência da União Espanhola de Entidades de Seguros e Resseguros (UNESPA), a associação patronal das seguradoras espanholas, cargo que ocupou até sua aposentadoria em 2023.