O agronegócio compreende diversos segmentos que compõem a sua cadeia produtiva

Iniciação > Notícias > Seguros > Seguros Rurais trazem tranquilidade para o produtor e estabilidade para os negócios

Seguros

O agronegócio possui participação destacada no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. De acordo com relatório produzido pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor atingiu participação de 27,4% no PIB do País em 2021, o maior índice registrado desde 2004.

O agronegócio compreende diversos segmentos que compõem a sua cadeia produtiva (insumos, serviços, produção agrícola, pecuária e agroindustrial) e as atividades relacionadas à agricultura e pecuária desenvolvidas pelo produtor rural estão expostas a uma variedade de riscos.

A maior parte dos fatores que afetam as decisões tomadas pelo produtor rural possui incerteza elevada: as condições climáticas mudam, os preços dos produtos na época da colheita podem cair, animais podem morrer e máquinas e equipamentos podem quebrar quando mais forem necessários.

Nas últimas décadas, a crescente preocupação global com mudanças climáticas – com destaque para aumentos de temperatura e modificações nos regimes de chuvas – chegou também à agricultura e à pecuária, pelo impacto que podem trazer às atividades rurais. Esses riscos podem afetar a lucratividade da propriedade rural.

Para enfrentar os desafios, o produtor rural deve utilizar outros instrumentos para garantir bons resultados, indo além dos recursos voltados para a produção básica e incorporando, também, aqueles com foco na gestão do negócio, isso porque os fatores que afetam a agricultura e a pecuária podem causar grandes variações na sua renda.

Seguro Rural

Um dos principais recursos à disposição do produtor rural é o gerenciamento de riscos. Os seguros são considerados como uma das formas mais eficazes para se lidar com as consequências financeiras dos riscos, atendendo a muitos dos objetivos do negócio rural.

O Seguro Rural oferece coberturas que permitem ao produtor e à sua família protegerem os negócios de possíveis perdas financeiras. Sua importância pode ser avaliada pelo expressivo crescimento do volume anual de prêmios de seguro, indicando que vem sendo utilizado em escala crescente no agronegócio.

Segundo estudo da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), em 2021 os prêmios do Seguro Rural foram de, aproximadamente, R$ 9,6 bilhões, o que representou crescimento de quase 40% em relação ao ano anterior.

Proteção para agricultura e pecuária

O Seguro Rural está disponível em diferentes modalidades. No caso dos riscos associados diretamente à atividade agrícola, o produtor pode utilizar o Seguro Agrícola, que oferece coberturas para a plantação contra perdas decorrentes, principalmente, de eventos climáticos – como seca, chuvas excessivas, tromba-d’água, granizo, geada, variação excessiva de temperatura e incêndio e raio, por exemplo. A proteção abrange, praticamente, todo o ciclo de vida da planta, desde a sua emergência até a colheita.

No caso da pecuária, o produtor rural pode contar com o Seguro Pecuário, que oferece cobertura para danos diretos ou indiretos aos animais destinados ao consumo ou produção, bem como aos animais utilizados no trabalho e manejo da propriedade rural. No caso dos animais destinados ao consumo ou produção, a proteção abrange as fases de cria, recria e engorda.

Bens e produtos da propriedade rural

O produtor rural também pode utilizar coberturas de seguro para proteção contra danos causados aos bens da propriedade rural – como instalações, máquinas, equipamentos e implementos, e produtos agropecuários estocados.

O seguro Penhor Rural pode ser utilizado no caso de bens oferecidos em garantia de operações de crédito rural, enquanto o Seguro de Benfeitorias e Produtos Agropecuários é indicado para proteção de bens que não tenham sido vinculados àquelas operações.

Seguro de Vida para o produtor rural

O Seguro de Vida é um tipo de proteção que o produtor rural pode utilizar no planejamento financeiro para a proteção financeira de sua família e seu negócio. Com a utilização desse tipo de seguro, caso ocorra um dos eventos previstos no contrato – como falecimento ou invalidez permanente total por acidente do segurado – o saldo devedor da operação de crédito é quitado pela seguradora junto à instituição financeira. E, caso o capital segurado seja superior à dívida, a diferença é paga à família do produtor rural.