Um projeto brasileiro é o vencedor na categoria “Economia Sênior”

Relembre a final da sétima edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social

Iniciação > Notícias > Prêmios > Um projeto brasileiro é o vencedor na categoria “Economia Sênior”

Prêmios

Já são sete as edições em que nosso compromisso com a inovação social como ferramenta de transformação está materializado nos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social. E, desde o início, os empreendedores sociais brasileiros tiveram seu lugar, com nosso país contribuindo com um finalista por categoria em cada edição.

A cada ano, as propostas que recebemos são uma prova evidente de como, por meio de iniciativas civis, estamos trabalhando para promover uma mudança na sociedade brasileira, que a torne mais inclusiva, justa e sustentável. Ao longo dessas sete edições, cinco projetos brasileiros foram premiados em diferentes categorias.

Nesta sétima edição, o projeto brasileiro “Cuidador de Confiança” foi escolhido pelo júri como o melhor na categoria “Economia Sênior”. Trata-se de uma plataforma digital que oferece atendimento domiciliar e avalia, monitora e cuida da saúde física e integral de adultos e idosos para uma vida mais produtiva, longa e feliz. Seu objetivo é simplificar os cuidados, proporcionar tranquilidade às famílias, oferecer capacitação aos cuidadores e melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Durante o evento final, seu representante, João Paulo Nogueira, explicou que essa iniciativa surgiu por causa do câncer sofrido por sua mãe, quando ele teve consciência dos cuidados exigidos por uma pessoa idosa e doente. “Uma necessidade crescente para inúmeras famílias no Brasil e no mundo”, disse ele.

Na categoria “Melhoria da Saúde e Tecnologia Digital (e-Health)”, o projeto vencedor, dos Estados Unidos, foi o Change Water Labs, com um vaso sanitário que elimina até 95% dos dejetos humanos por evaporação, sem necessidade de cisterna ou encanamento, reduzindo o impacto ambiental e melhorando, a baixo custo, o saneamento em áreas de baixos recursos e secas.

E na categoria “Mobilidade Segura e Sustentável”, o projeto vencedor foi o Evix Safety, uma iniciativa espanhola que desenvolveu um sistema de airbag cervical integrado ao capacete, que infla imediatamente antes de um impacto ou queda, reduzindo a probabilidade da pessoa sofrer uma lesão cervical.

Os doze projetos finalistas, do Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Alemanha, Malta e Espanha, confirmaram mais uma vez que nosso compromisso com a inovação social está respaldado pelo talento, criatividade e compromisso social.

Nas palavras de Antonio Huertas, presidente da Fundación MAPFRE, em seu discurso de abertura do evento final: “Nós indicamos o caminho, mas os caminhantes são vocês, os empreendedores e as pessoas que se beneficiarão com a sua inovação social. E em especial as 12 equipes finalistas, que são agora 12 vencedores porque, independentemente da decisão do júri, todos vocês têm potencial para alcançar o sucesso com seus projetos. Um sucesso que desejamos a vocês de todo o coração, pois, além da satisfação de empreender com resultados, o seu sucesso será também o da sociedade, que será beneficiada pelos projetos de inovação social que os trouxeram até aqui. Parabéns a todos vocês, boa sorte e muito obrigado.”

Queremos nos unir a esses parabéns a todos os finalistas e convidar você a reviver a emoção da final.

Com esse evento damos por encerrada a sétima edição e começamos a trabalhar na próxima. Esperamos por você na oitava edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social!