Seebot, cidades mais amáveis e inclusivas

Cidades mais gentis e inclusivas

Iniciação > Notícias > Prêmios > Seebot, cidades mais amáveis e inclusivas

Prêmios

A startup Seebot nasceu em 2019 com a ideia de que pessoas com deficiência visual pudessem se deslocar com segurança em nossas cidades.  Desde então, nos últimos quatro anos, desenvolveu um semáforo inteligente capaz de localizar pessoas com deficiência visual, via wi-fi, e orientá-las para travessias seguras, por meio de sinais recebidos mediante um aplicativo.

Na verdade, a Seebot não é apenas um semáforo: é uma plataforma de comunicação transversal que funciona como um canal de comunicação entre os semáforos inteligentes e o aplicativo. É um sistema de fusão de dados que processa imagens e sinais de wi-fi. Esse projeto integra a inteligência artificial e a Internet das Coisas (IoT), interagindo com os semáforos para mantê-los fechados até que os pedestres tenham atravessado e estejam seguros.

Os pedestres com deficiência visual que usam o aplicativo serão detectados dentro do wi-fi, então o sistema identificará onde eles estão e os orientará para que atravessem e se movam com segurança.

Os objetivos da empresa ao desenvolver esse projeto são identificar, no ambiente urbano, os pedestres com deficiência visual, informá-los sobre a condição da circulação no seu cruzamento e interagir com os semáforos para mantê-los fechados até que os pedestres estejam seguros.

A Seebot foi finalista na categoria “Mobilidade Sustentável” na sexta edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social.