Onboard, finalista na categoria Mobilidade Segura e Sustentável

Conheça essa iniciativa brasileira que participa do evento final da 7ª. edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social

Finalista na categoria Mobilidade Segura e Sustentável

Iniciação > Notícias > Prêmios > Onboard, finalista na categoria Mobilidade Segura e Sustentável

Prêmios

No campo da nova mobilidade ainda há um longo caminho a ser percorrido. Luis Renatto M. Mattos é o CEO e cofundador da ONBOARD, uma empresa de mobilidade pioneira na universalização do acesso a produtos e serviços por meio da digitalização do transporte público.

Dada a proximidade do evento final da sétima edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social, que convidamos você a acompanhar em streaming, em que essa iniciativa participa na categoria “Mobilidade Segura e Sustentável”, o representante da ONBOARD nos convida a conhecer mais de perto seu projeto.

O transporte hoje

O transporte público brasileiro é um direito social desde 2015. No entanto, ele tem sido alvo de críticas ao longo dos anos. Segundo o Índice de Qualidade da Mobilidade Urbana (IQMU), a soma das avaliações ruim e péssima por parte dos usuários do transporte público chegou a 63,2% em 2022. Atualmente, é o único direito social pelo qual a população precisa pagar para usar.

Hoje, o sistema transporta metade do que transportava há duas décadas, culminando na perda de capacidade de investimento e na sustentabilidade das operações. Para piorar, a falta de transparência de dados e mecanismos de controle dificultam os investimentos do governo. Os gestores do transporte têm baixa capacidade de investimento e sofrem com tecnologias obsoletas, enquanto os usuários do transporte enfrentam serviços de baixa qualidade com altos custos.

A solução da ONBOARD

Substituindo métodos tradicionais e obsoletos para solucionar o problema, a ONBOARD criou o primeiro sistema de bilhetagem digital do Brasil. Esta solução possibilita a transformação digital do transporte público. Com ela, promovemos a ampliação dos métodos de pagamento, a transparência da informação, a gestão baseada em dados e uma maior eficiência para as operações.

Graças a esses serviços de bilhetagem, que surgem integrados à telemetria, aplicativos, chatbots e Inteligência Artificial, todas as operações que adotaram a tecnologia perceberam um aumento no número de passageiros, faturamento e subsídio público, respostas fundamentais para o resgate da sustentabilidade do serviço público.

Impacto social

A ONBOARD acredita firmemente que garantir a sustentabilidade do transporte é garantir o acesso a um direito social com impacto positivo direto para a sociedade.