Filantropia, uma necessidade para nossa sociedade

Conversamos com Rebecca Tavares sobre a BrazilFoundation, vencedora do Prêmio à Melhor Organização por sua Trajetória Social na edição 2023 dos Prêmios Fundación MAPFRE Social

Conversamos com Rebecca Tavares sobre a BrazilFoundation

Iniciação > Notícias > Prêmios > Filantropia, uma necessidade para nossa sociedade

Prêmios

Os Prêmios Sociais Fundación MAPFRE buscam reconhecer o trabalho de pessoas e organizações que trabalham para melhorar a vida de outras pessoas. E é exatamente isso que faz a BrazilFoundation, entidade brasileira que recebeu o Prêmio à Melhor Entidade por sua Trajetória Social na última edição de nossos prêmios.

BrazilFoundation, com sede em Nova Iorque e Rio de Janeiro, trabalha para promover a justiça social, alcançar a igualdade racial e de gênero, aliviar a pobreza por meio de oportunidades econômicas e preservar a riqueza dos ecossistemas naturais e das comunidades indígenas do Brasil.

E como eles fazem isso? Rebecca Tavares, CEO da organização, nos conta durante sua visita a Madri para receber o prêmio da Rainha Sofia.

“A BrazilFoundation investe em inúmeros projetos que visam contribuir para resolver as questões socioeconômicas e ambientais do país. Nossa trajetória começou em 2000 e, desde então, a BrazilFoundation investiu mais de 45 milhões de dólares no país, e fortaleceu 850 Organizações da Sociedade Civil que lutam por uma sociedade melhor em todos os estados e em 244 cidades brasileiras. Em 2022 registramos também uma arrecadação recorde de US$ 11 milhões de dólares, o que viabilizou o apoio a novos projetos de 121 organizações da sociedade civil distribuídas em 47 municípios de 19 estados do país”.

“No ano passado, respondendo as atuais demandas da sociedade, criamos um novo modelo de investimento e lançamos quatro fundos temáticos, voltados ao Empreendedorismo Negro, à Equidade de Gênero, ao Meio Ambiente & Mudanças Climáticas, e à Educação”, Rebecca Tavares explica em seu discurso. A BrazilFoundation está comprometida com a construção de um Brasil mais justo e sustentável. Seu modelo de investimento se concentra em quatro prioridades que refletem uma resposta aos desafios mais estruturais enfrentados pela sociedade brasileira.

Iniciativas para recuperar os biomas brasileiros; ações para promover a educação de crianças e adolescentes das periferias; cuidados com a saúde mental, reintegração social de ex-presidiários, o uso da educação como instrumento para preservar a língua e a cultura do povo indígena, ameaçado de extinção, ou atendimento ambulatorial e preventivo para mulheres das comunidades marginalizadas do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro, são alguns exemplos de projetos apoiados pela BrazilFoundation.

Seu objetivo é democratizar o acesso a recursos no Brasil. Juntos, tornaremos isso possível.

Se você quiser saber mais sobre o trabalho dessa entidade, contado pela CEO e presidente, não perca este vídeo: