FINEXIT. O escape room financeiro

O projeto FINEXIT é um Escape Room financeiro, ambientado em uma sala temática virtual, cheio de enigmas e desafios, onde os jogadores são os personagens e precisam resolver uma missão no menor tempo possível.

Os jogadores precisam usar todos os seus recursos para desmascarar, em um tempo limitado, um esquema internacional que se infiltrou em uma das maiores empresas do país com o propósito de descapitalizá-la, transformando todos seus ativos em Bitcoins e os transferindo para uma conta impossível de ser encontrada. Caso consigam, a bolsa de valores e a economia nacional irão cair.

De forma lúdica e 100% experiencial, o jogo introduz aos jovens temas do mercado financeiro e da análise da informação económica, e os auxilia no desenvolvimento de uma série de competências, como:

• Trabalho colaborativo / trabalho em equipe;
  • Desenvolvimento de criatividade;
  • Maior engajamento, curiosidade e motivação;
  • Estímulo ao protagonismo e a busca de soluções;
  • Aprendizagem de novos saberes e competências de forma lúdica.

A gamificação aplicada a aprendizagem não se insere na lógica do vencer ou perder, mas na centralidade de desafios propostos para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos técnicos e socioemocionais. Os estudantes são estimulados a superar os desafios que aparecem ao decorrer do FINEXIT e buscam alcançar os objetivos definidos pelo game.

Com diferentes níveis de dificuldade, o FINEXIT é um jogo virtual e as rodadas acontecem no formato presencial, facilitadas por um Game Master, que é um mediador da Fundación MAPFRE e ocupa esse espaço auxiliando e motivando as equipes. Neste método espera-se que as equipes de estudantes sejam protagonistas do processo de aprendizagem.

Se quer que seus alunos coloquem os conhecimentos financeiros à prova, entre em contato com a Fundación MAPFRE e proponha esta iniciativa diferente e divertida de aprender a analisar informações econômicas.