onboard la fundación 7ªedição dos PrêmiosFundación MAPFRE àInovação Social Finalista da categoria Mobilidade Segura e Sustentável VANTAGENS PARA AS EMPRESAS VANTAGENS PARA AS EMPRESAS UM PROJETO SOCIAL UM PROJETO SOCIAL OBJETIVO OBJETIVO A ONBOARD é uma empresa de mobilidade, pioneira na universalização do acesso a produtos e serviços por meio da digitalização do transporte público. Com hardware e software própios, a ONBOARD promove a ampliação dos métodos de pagamento, transparência de informações, maior inteligência de dados, tecnologia e praticidade para os gestores e usuários do transporte. A ONBOARD atua em um segmento que é um direito social no Brasil desde 2015. No entanto, esse é o único direito social pelo qual a população precisa pagar para usar. Reverter a tendência e promover o uso do transporte público pois, apesar de transportar o mesmo volume de pessoas, o número de vítimas em sinistros de trânsito é 178 vezes menor no transporte público do que no transporte individual. Além disso, o ônibus polui oito vezes menos do que os carros. Garantir a sustentabilidade do transporte público é garantir o acesso a um direito social, com diversas externalidades positivas. E é por isso que o nosso projeto é definido como um projeto social. A solução da ONBOARD é composta por hardwares e softwares que promovem a transformação digital do transporte público. Gestores e operadores do serviço são beneficiados por essa transformação ao contarem com informações em tempo real, que permitem uma gestão e fiscalização baseadas em dados e evidências, além de garantir mais transparência e governança aos contratos públicos. Além disso, em hardwares, a solução da ONBOARD substituiu quatro equipamentos utilizados anteriormente nas operações, diminuindo os investimentos e custos de manutenção e simplificando a geração, consolidação e análise de dados. Já no software, a ONBOARD concebeu e introduziu o primeiro sistema de bilhetagem baseado em contas do Brasil, expandindo opções de pagamento, permitindo integração com outros serviços e o fornecimento de informações em tempo real para os usuários. Como resultado, a experiência do transporte público melhora e, por consequência, resgata a competitividade e a sustentabilidade do serviço.