Iniciação > Publicações > Dicionário MAPFRE de Seguros > seguro para drones (drones insurance)

Dicionário MAPFRE de Seguros

seguro para drones (drones insurance)

O seguro de drones oferece aos operadores de veículos aéreos não tripulados e de sistemas de aeronaves não tripuladas, proteção contra lesões acidentais ou danos causados por seus aviões não tripulados. Ele abrange principalmente as reclamações por lesões corporais e danos a terceiros para proprietários de pequenas empresas.

O uso dos drones está condicionado ao cumprimento dos requisitos legais estabelecidos pelos diferentes Estados em relação às garantias de segurança no uso do espaço aéreo pelo drone, à privacidade da informação pessoal (imagens e vídeo) captada pelas câmeras instaladas na aeronave, aos requisitos de treinamento do piloto, etc.

As coberturas oferecidas pelo seguro para drones são:

  • Responsabilidade civil por danos materiais e pessoais causados a terceiros.
  • Casco da aeronave, considerando tanto os danos causados por uma eventualidade quanto pela perda total do aparelho. Essa cobertura é relevante para aqueles drones cujo custo de aquisição é significativo.
  • Carga da aeronave, entendendo-se como tal os acessórios ou elementos externos incorporados ao drone e alheios à aeronave, mas necessários para desempenhar sua função (por exemplo, equipamentos com câmeras de filmagem de valor superior ao do próprio drone) e aos pacotes, caso o drone seja usado para entrega em domicílio.
  • Roubo do drone e de seu equipamento
  • Riscos cibernéticos: cobertura dos custos para investigar a violação de dados e as indenizações aos afetados, a interferência deliberada e maliciosa do sinal de comunicação e o reparo de danos aos sistemas de controle, etc.

Os novos usos e aplicações dos drones exigirão novas coberturas, que deverão ser oferecidas pelas seguradoras para os novos riscos. Ver Drones