Iniciação > Publicações > Dicionário MAPFRE de Seguros > Seguros parametrizados ou paramétricos (Parametrized or parametrics insurance)

Dicionário MAPFRE de Seguros

Seguros parametrizados ou paramétricos (Parametrized or parametrics insurance)

São contratos de seguros pelos quais se realizam pagamentos baseados na intensidade de um evento e a quantidade de perda calculada em ou por um modelo e com dados previamente previstos.

Estas coberturas de seguro parametrizado ou paramétrico, podem ser emitidas através de um contrato de seguro ou resseguro, bem como mediante a emissão de um derivado financeiro como é um bônus catastrófico.

Agro, clima, furacões e terremotos, enchentes por desbordamento de rios são os típicos riscos que podem ser parametrizado. Os danos ocasionados por um furacão de força 3 (parâmetro), em uma zona determinada (parâmetro), na que existem segurados X milhares de riscos com condições e valores individualmente conhecidos (parâmetro) houve um sinistro (parâmetro baseado no conhecimento prévio) de uma forma predefinida ou calculada.

Por este procedimento pode ser avaliado com antecedência o possível impacto e, depois, uma previsão de indenizações muito ajustada, permitindo que seguradoras e resseguradoras possam efetuar pagamentos a conta ou estabelecidos (indenização parametrizada) que permitam a pronta resolução dos danos. Pelo anterior, as vantagens destes sistemas são: poupança de tempo, rapidez nos pagamentos, eliminação de despesas de gerenciamento e administração de sinistros.

Por se tratar de eventos objetivamente quantificáveis e para os quais existe um extenso registro histórico, um escopo comum de aplicação do seguro paramétrico é aquele relacionado a riscos naturais. Em geral, para eventos catastróficos poderemos falar sobre seguros paramétricos de primeira e segunda geração.

Esses seguros de primeira geração ou estrutura “cat-in-a-circle” ativam a cobertura quando ocorre um evento de certa gravidade (por exemplo, um terremoto de magnitude 7,2) em uma determinada área geográfica. Essa gravidade é determinada por uma agência oficial de reputação comprovada, como o National Hurricane Center (NCH) ou o United States Geological Survey (USGS), que oferece alta confiabilidade, transparência e certeza ao programa. Esta é uma informação publicamente disponível, pelo que o segurado sabe perfeitamente se a cobertura foi ou não activada e em que medida.

Por outro lado, os seguros paramétricos de segunda geração ou baseados em intensidade local são acionados quando o risco atinge uma intensidade estabelecida em um determinado local (por exemplo, que o pico de aceleração espectral ou PGA é de 0,60 g). Esses parâmetros são geralmente calculados a partir de modelos geoespaciais complexos que adicionam complexidade e incerteza, principalmente se o modelo utilizado for uma caixa preta ou um instrumento de medição privado.