Iniciação > Publicações > Dicionário MAPFRE de Seguros > conselho de administração

Dicionário MAPFRE de Seguros

conselho de administração

Órgão encarregado de dirigir a gestão e administração de uma entidade. Atua em nome da Assembleia de Acionistas e possui sua total representação e os poderes necessários para a defesa dos seus interesses patrimoniais e societários. Normalmente, esse conselho elege dentre seus membros um presidente, o(s) vice-presidente(s) e designa um secretário. O presidente assume a alta representação da entidade, dirige as reuniões da Assembleia, as dos outros altos órgãos da empresa e ordena a execução dos seus acordos. O(s) vice-presidente(s) representa(m) o presidente em caso de ausência, doença ou mandato expresso dele; alternativamente, costuma ser substituído pelo conselheiro mais experiente ou mais antigo dentre os que participam da sessão do conselho. O secretário assina, no lugar do presidente, a convocatória da assembleia geral, redige as atas e resoluções necessárias das sessões e responsabiliza-se pelos livros das atas. Na sua ausência, costuma atuar no seu lugar o conselheiro menos experiente dentre os presentes. O conselho de administração geralmente realiza assembleias periódicas para receber informações sobre os dados administrativos e financeiros referentes ao período que analisa e sobre as medidas adotadas por outros altos órgãos que lhe são subordinados.