Iniciação > Publicações > Dicionário MAPFRE de Seguros > Comunidade Econômica Europeia

Dicionário MAPFRE de Seguros

Comunidade Econômica Europeia

Organização internacional criada por um dos dois Tratados de Roma de 1957 (em vigor desde 1958), com a finalidade de formar um mercado comum europeu. Os Estados signatários foram França, Itália, Alemanha (naquele momento, só a República Federal Alemã, não a República Democrática Alemã) e os três países do Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo). O tratado estabeleceu um mercado e impostos externos comuns, uma política conjunta para a agricultura, políticas comuns para o movimento da mão de obra e os transportes e fundava instituições comuns para o desenvolvimento econômico. Essas instituições, posteriormente, no ano de 1965, juntaram-se com as instituições da CECA (Comunidade Europeia do Carbono e do Aço) e as da EURATOM (Comunidade Europeia da Energia Atômica), graças ao Tratado de Fusão (ou Tratado de Bruxelas). A CEE foi a mais famosa das três Comunidades Europeias e, depois do Tratado de Maastricht (ou TUE), mudou seu nome para Comunidade Europeia (CE). Também no Tratado de Maastricht criou-se oficialmente a União Europeia (UE). Através da criação da União Europeia, a CE (antiga CEE) passou a ser parte do primeiro dos três pilares da atual União Europeia.