Dicionário MAPFRE de Seguros

carta de crédito

Documento emitido por escrito, pelo qual uma pessoa, uma empresa ou uma instituição financeira autoriza outra pessoa, empresa ou instituição financeira a receber, em espécie ou por crédito em sua conta bancária, uma quantia de dinheiro até o limite fixado no documento, com a finalidade de poder assumir uma operação mercantil. É uma modalidade de pagamento muito difundida no comércio internacional, geralmente condicionada ao cumprimento de determinadas exigências por ela convencionadas. Utiliza-se também para indicar o documento emitido pelo segurador a um segurado para autorizar o pagamento de um valor reclamado. No âmbito do resseguro, é o documento mercantil emitido por uma entidade bancária em favor da empresa resseguradora (cedente), para garantir as responsabilidades de um ressegurador não autorizado a subscrever resseguros no país do emissor. Este sistema, atualmente, é obrigatório (por lei) somente nos Estados Unidos, devendo-se recolher o valor da responsabilidade do ressegurador por conceito de provisões de prêmios não ganhos, de sinistros pendentes de pagamento e de I. B. N. R., sendo isso bastante vantajoso para o ressegurador, que desta forma se vê liberado de despesas como depósitos de garantia, melhorando seu fluxo de caixa.