Programa de Prevenção em Segurança Viária

Manter uma conduta segura nas vias públicas salva vidas

Manter uma conduta segura nas vias públicas salva vidas Manter uma conduta segura nas vias públicas salva vidas

Apesar da melhoria nas políticas públicas e campanhas para um trânsito mais seguro e responsável, os números ainda são surpreendentes. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), as vítimas fatais provocadas pelo trânsito no mundo chegaram a 1,35 milhão de pessoas. E os acidentes de trânsito são a primeira causa de morte entre 5 e 29 anos.

As causas pelas quais morrem todos os anos 32.000 pessoas vítimas de lesões causadas pelo trânsito no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, são várias: a principal delas é a imprudência (dirigir em alta velocidade ou sob o consumo de álcool e outras drogas), mas as distrações, a falta de manutenção de veículos e estradas em mau estado também são fatores de risco. Na maioria dos casos, elas poderiam ter sido evitadas. Os usuários das vias públicas podem ajudar a prevenir essas mortes adotando comportamentos seguros e respeitosos. Com este curso, queremos promover a conscientização de todas as pessoas que usam as vias públicas e, em particular, dos grupos mais vulneráveis: pedestres, ciclistas e motociclistas.

No curso, abordaremos todos os aspectos que interessam para a sua segurança. Desde temas como comportamento, até como manter seu veículo para evitar imprevistos.

Nosso objetivo é impedir que mais pessoas percam suas vidas no trânsito. Promovemos uma mobilidade segura, saudável e sustentável. Somos membros de entidades de referência em segurança viária, como a UNRSC (United Nations Road Safety Collaboration), um grupo de trabalho que assessora a ONU em segurança viária, e a Global Road Safety Partnership (GRPS), uma organização que oferece suporte a associações em todo o mundo em segurança viária. Também pertencemos ao Conselho Europeu de Segurança em Transportes (ETSC), que aconselha em temas de mobilidade a Comunidade Europeia e o Observatório Ibero-Americano de Segurança Rodoviária (OISEVI). E também colaboramos com organizações de prestígio, como a Safe Kids Worldwide, uma organização que protege crianças de lesões não intencionais. Nosso trabalho já é referência mundial no campo da segurança viária.

Queremos salvar vidas, incluindo a sua. Adquira um comportamento seguro no trânsito. Inscreva-se no curso.