Coleção "História Brasil Nação" (2013)

Desenhos-Espanhois Desenhos-Espanhois

A coleção de livros “História do Brasil Nação: 1808-2010” é uma iniciativa pioneira desenvolvida pela Fundación MAPFRE no Brasil, que integra o projeto América Latina na História Contemporânea, desenvolvido em mais nove países (Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Portugal e Venezuela). A coleção brasileira, coeditada pela Editora Objetiva, é composta de seis volumes, que foram publicados no 1º semestre de 2013, sob a coordenação da antropóloga Lilia Moritz Schwarcz e a participação de 28 autores de renome.

Resultados
Em março, foi lançado o segundo volume da coleção, intitulado “A Construção Nacional”, que analisa um período importante da história do Brasil, marcado pela consolidação dos estados nacionais em toda a América, e investiga as particularidades desse processo, entre a abdicação de d. Pedro I, em 1831, e a deposição de d. Pedro II, em 1889.
Em agosto, foi realizado o lançamento do terceiro volume, intitulado “A Abertura para o Mundo: 1889-1930”, que traz textos primorosos produzidos por cinco pesquisadores: Hebe Mattos (A Vida Política), Francisco Doratioto (O Brasil no Mundo), Gustavo Franco e Luiz Aranha Corrêa do Lago (O Processo Econômico) e Elias Saliba (Cultura).

Na mesma época, foi realizado um evento de apresentação dos volumes 2 e 3, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, com a presença de acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião, além de figuras importantes, como Gustavo Franco, economista e ex-presidente do Banco Central, Leslie Bethel, historiador inglês e professor emérito de história da América Latina da Universidade de Londres, o historiador Luiz Aranha Correa do Lago e o professor universitário, crítico e historiador de literatura Alfredo Bosi.